• Poder

    Monday, 06-May-2024 05:33:14 -03

    Brasil conclui negociação com Suécia para a compra de 36 caças

    FLÁVIA FOREQUE
    DE BRASÍLIA

    25/08/2015 12h39

    Após 14 anos, o Brasil concluiu a negociação da compra de 36 caças para a FAB (Força Aérea Brasileira). Nesta terça-feira (25), foi assinado em Londres o contrato de financiamento para aquisição das aeronaves Gripen NG, da Suécia.

    Em julho, foi acertado entre os governos a taxa de juros anuais de 2,19% –inicialmente, o índice defendido pelos suecos era de 2,54%.

    De acordo com o Ministério da Defesa, a diferença representa uma economia de R$ 600 milhões, quantia modesta diante do valor total da compra (cerca de US$ 4,5 bilhões).

    No início deste mês, o Senado aprovou o contrato de crédito entre o Ministério da Defesa e a SEK (agência de promoção de exportações do país escandinavo) para financiar o projeto FX-2, de aquisição dos caças. A conclusão dessa etapa ocorreu na embaixada brasileira em Londres –as regras do financiamento seguem a legislação do Reino Unido.

    Para o ministro Jaques Wagner (Defesa), o projeto vai "garantir a soberania nacional do espaço aéreo brasileiro". A partir de agora, diz, começa a "fase de execução do contrato comercial, com aquisição e desenvolvimentos dos caças".

    A previsão é que a primeira aeronave seja entregue em 2019, e a última, em 2024. Do total de 36 unidades, 15 serão produzidas em território nacional.

    A expectativa é que, a partir da transferência de tecnologia, o Brasil passe a ser fornecedor de aeronaves de combate.

    SEM RISCO

    A compra dos caças, apesar da crise econômica, não esteve sob risco. A possibilidade era aventada por executivos suecos, mas prevaleceu a pressão do governo e o argumento de que os valores envolvidos com a diferença nas taxas era baixa.

    Se houvesse revés, contudo, para o Planalto o desgaste internacional seria enorme, já que as tratativas para a aquisição e transferência de tecnologia para o Brasil já estão adiantadas.

    Também haveria uma péssima reação na FAB, que esperou 12 anos pela decisão.

    Pilotos brasileiros treinam com o Gripen na Suécia, e a Saab já está trabalhando com Embraer e outras empresas para capacitar a indústria nacional a fornecer peças e, no futuro, montar o caça no Brasil. O último lote de aeronaves deverá sair, em 2024, da fábrica da Embraer.

    Havia a expectativa do aluguel temporário de modelos anteriores do Gripen, para adaptação dos pilotos brasileiros e para melhorar a defesa do espaço do Brasil central, hoje nas mãos de antigos caças F-5 modernizados. Mas a crise econômica praticamente enterrou essa possibilidade, levando o foco para a compra dos aviões em si.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024