• Poder

    Tuesday, 07-May-2024 03:02:24 -03

    Vice assume lugar de prefeita foragida em cidade do Maranhão

    DE SÃO PAULO

    29/08/2015 05h55

    A vice-prefeita de Bom Jardim (a 275 km de São Luís, no Maranhão), Malrinete Gralhada (PMDB), assumiu o comando da prefeitura nesta sexta-feira (29) no Fórum da cidade. Ela foi empossada pelo juiz Cristovão Sousa Barros, da 2ª Vara Criminal. A posse deveria ter ocorrido na Câmara de Vereadores, mas um desencontro com o presidente da Casa impediu que isso ocorresse.

    A cidade estava sem comando desde que a prefeita Lidiane Leite da Silva (PP), de 25 anos, fugiu após ter a prisão decretada pela Justiça por causa da operação Éden, da Polícia Federal. Na quinta-feira (27), a Justiça determinou que a vice assumisse o cargo imediatamente.

    Suspeita de desviar recursos de escolas municipais, Lidiane está foragida desde o dia 20 de agosto. Ela ficou conhecida por publicar nas redes sociais fotos em que aparece ostentando luxo.

    Reprodução/Facebook
    Lidiane Leite, prefeita de Bom Jardim (MA), que fugiu após investigação por suspeita de desviar recursos
    Lidiane Leite, prefeita de Bom Jardim (MA), que fugiu após investigação por desvio de recursos

    A "Operação Éden" apura fraudes em licitações, desvio de dinheiro e transferências bancárias irregulares.

    O advogado Carlos Sérgio de Carvalho Barros disse à Folha que a prefeita pretende se entregar e está em situação de "absoluto sofrimento".

    Enquanto ainda estava no cargo, Lidiane gostava de compartilhar "selfies" nas redes sociais segurando taças de champanhe ou fazendo poses com amigas e com um personal trainer. Também comentava sobre suas compras.

    "Devia era comprar um carro mais luxuoso porque graças a Deus o dinheiro está sobrando", escreveu.

    Além da Polícia Federal, o Ministério Público do Maranhão e a Polícia Civil também participam das investigações. Os ex-secretários municipais Antônio Cesarino e Beto Rocha foram presos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024