• Poder

    Saturday, 27-Apr-2024 09:21:53 -03

    Memorial do Institulo Lula enfatiza conquistas de petista e diminui FHC

    ALEXANDRE ARAGÃO
    DE SÃO PAULO

    03/09/2015 17h15

    Marlene Bergamo/Folhapress
    PODER- 01/098/2015 - O Instituto Lula lança o Memorial da Democracia, um museu virtual das lutas democraticas do povo brasileiro. O Presidente Lula esteve presente ladeado por varios movimentos sociais, entre eles o MTST - Guilherme Boulos, UNE - Karina Vitral, e sindicato dos Professores - Bebel.- Foto - Marlene Bergamo/ Folhapress - 0717.
    Lula discursa na inauguração do Memorial da Democracia, no Instituto Lula

    O Memorial da Democracia, site lançado pelo Instituto Lula na última terça-feira (1º), exalta feitos na Presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e diminui ou ignora feitos de seu antecessor, o tucano Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). A página também inclui escândalos relacionados a adversários, como o PSDB e Paulo Maluf, mas não trata do mensalão.

    No texto sobre a primeira eleição de Lula, em 2002, consta que, no dia de sua posse, o petista "anunciaria a primeira política pública de seu governo, o Fome Zero, embrião dos programas de transferência de renda que seriam agrupados posteriormente no Bolsa Família". Programas sociais do governo anterior —como o Bolsa Escola, o Auxílio Gás e o Cartão Alimentação—, que foram incorporados e ampliados pelo Bolsa Família, não são citados.

    Questionado, o Instituto Lula afirmou que os programas tucanos ficaram de fora "porque conceitualmente, em objetivo e em escala, não são a mesma coisa" que os programas petistas. "Os programas do governo anterior tinham alcance e caráter limitado, não atingiam todos os potenciais beneficiados e não tinham o caráter de direito. Inclusive a universalidade desses programas foi vetada em lei pelo governo anterior, fato que tampouco está no Memorial", conclui, em nota.

    Sobre os escândalos de adversários citados no site e a ausência do mensalão, o órgão limitou-se a dizer que "os módulos do memorial já publicados tratam dos períodos entre 1964 e 2002". O instituto afirmou, ainda, que as referências aos governos petistas, a partir de 2003, estão sendo preparadas pela equipe do site.

    Reprodução
    Memorial da Democracia instituto lula
    Site do Memorial da Democracia mostra Lula como líder sindical

    Por outro lado, no texto sobre a eleição de Fernando Henrique, em 1994, diz-se que o tucano "antes de se tornar ministro da Fazenda", no governo Itamar Franco (1992-1994), "era um político com tímido desempenho eleitoral". Antes de virar ministro, FHC foi senador por São Paulo, eleito na segunda colocação —daí o "desempenho tímido".

    De acordo com o Instituto Lula, "é um fato histórico que antes de ser indicado para o Ministério da Fazenda o nome de Fernando Henrique Cardoso não era cotado para as eleições presidenciais daquele ano enquanto Lula liderava as pesquisas eleitorais de então. O adjetivo encaixa-se nesse contexto".

    Questionado ainda sobre que livros dão suporte às afirmações destacadas, o Instituto Lula conclui que "são fatos históricos que talvez o reportariado da Folha de S.Paulo seja muito jovem para lembrar". "O Brasil viveu uma grave crise econômica e social entre 1999 e 2002, com índices sociais e econômicos muito ruins e baixa popularidade do governo federal", diz a nota.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024