• Poder

    Monday, 29-Apr-2024 08:16:48 -03

    Membro do Movimento Brasil Livre sofre ataque homofóbico no Facebook

    DE SÃO PAULO

    22/09/2015 21h42

    Reprodução/Facebook
    Post de Allan dos Santos contra Acácio Dorta
    Post de Allan dos Santos contra Acácio Dorta

    O coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL) Acácio Dorta foi alvo de uma postagem com teor homofóbico no Facebook nesta terça-feira (22).

    O responsável pela publicação, Allan dos Santos, era amigo de Dorta antes do episódio. O ataque foi motivado por uma postagem feita por Dorta em seu Facebook horas antes.

    O membro do MBL havia postado "[Paulo] Kogos, o futuro Olavo [de Carvalho, autor conservador radical]". Segundo Dorta, a publicação foi apenas uma brincadeira.

    Allan, que compartilha diversos posts de Olavo de Carvalho em seu Facebook, não gostou da mensagem e atacou Dorta. "Acácio Dorta, o futuro Jean Wyllys (sic) [deputado do PSOL-RJ]. Debocha do prof. Olavo de Carvalho, é homossexual assumido, membro do [partido] NOVO, liberal, e acha que pelo fato de aguentar uma pica na bunda, assim tem o direito de esculachar os outros", diz a postagem, que é acompanhada de uma foto de Dorta.

    "Foi uma situação inesperada e bem chocante", conta Dorta, que estuda entrar na Justiça contra Allan. Ele diz que tentou contatar o ex-amigo, que não lhe respondeu.

    Allan dos Santos foi um dos incentivadores da marcha que o MBL fez até Brasília, em abril, mas depois passou a ser crítico do grupo. Em seu Facebook, ele critica também esquerda, liberais e o papa Francisco –apesar de se mostrar um católico fervoroso em outras postagens– e defende a volta da monarquia.

    Em nota, o Movimento Brasil Livre repudiou a publicação de Allan e se solidarizou com Dorta. "É um absurdo que ainda hoje tal postura retrógrada encontre apoiadores entusiasmados e militantes. Enquanto defensores das liberdades individuais, estaremos sempre do lado contrário de gente que acha que opção sexual é categoria de pensamento", diz o texto.

    OUTRO LADO

    No sábado (26), Allan respondeu aos contatos da reportagem via Facebook e informou que havia postado um "reconhecimento" após a publicação desta matéria.

    Por meio de duas outras publicações, postadas na quarta (23), ele pediu desculpas a Dorta.

    "E para ficar claro, digo ao Acácio Dorta que se ele achou que minha piada foi para ofender sua opção sexual, ele saiba que não falei neste sentido. Se fui impreciso nas palavras e for necessário um pedido de desculpas, assim o faço. Não por intimidações, mas para não deixar qualquer dúvida", publicou.

    Mais tarde, reforçou o pedido.

    "Como já dito aqui no perfil, peço desculpas pelos termos que usei, que podem ter soado ofensivos e que não traduziram corretamente o meu pensamento".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024