• Poder

    Friday, 03-May-2024 20:50:36 -03

    o impeachment

    Nilma Lino Gomes e Miguel Rossetto devem ocupar novos ministérios do PT

    CATIA SEABRA
    MARINA DIAS
    BRASÍLIA

    01/10/2015 20h33

    Evaristo Sá/AFP/Divulgação
    Brazilian President Dilma Rousseff gestures next to the Secretary General of the Presidency Miguel Rossetto (L) during a meeting with representatives of social movements at Planalto Palace in Brasilia, on August 13, 2015. Rousseff, who faces a strong rejection according to the latest popularity polls, seeks support among political groups to prevent an impeachment process brewing in Congress. AFP PHOTO/EVARISTO SA ORG XMIT: ESA488/////////////Primeira mulher negra a ocupar o cargo de reitora em uma Universidade Federal, Nilma Lino Gomes, considera-se resultado da luta pela igualdade. (Foto: Divulgação) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Miguel Rossetto e Nilma Lino Gomes, que ocuparão novos ministérios do PT

    A presidente Dilma Rousseff telefonou, na noite desta quinta-feira (1º), para ministros e colaboradores informando que o atual titular da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, assumirá um novo ministério que unificará as pastas de Trabalho e da Previdência Social.

    Carlos Gabas ocuparia a subpasta da Previdência e José Lopez Feijó, hoje assessor especial da Presidência, ficaria na subpasta do Trabalho.

    Mais cedo, Pepe Vargas (RS) chegou a ser cotado para o novo ministério.

    A presidente também decidiu não unir mais a essas duas pastas o ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, responsável pelo Bolsa Família. Tereza Campello continua à frente da pasta.

    Uma negociação que entrou pela noite foi a escolha do nome para comandar o novo ministério que unirá as secretarias das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

    As deputadas Moema Gramacho (BA) e Benedita da Silva (RJ) chegaram a ser lembrados pela bancada do PT, mas a atual ministra da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, recebeu o aval dos parlamentares para assumir o posto.

    REFORMA MINISTERIAL

    Com a reforma ministerial, que será anunciada por Dilma nesta sexta, o PT perdeu o ministério da Saúde, que ficará com o PMDB.

    Também ficou definido que Celso Pansera (PMDB-RJ) será o titular da Ciência e Tecnologia.

    A redistribuição de cargos tem a intenção de garantir o apoio da base governista contra um eventual processo de impeachment.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024