• Poder

    Monday, 06-May-2024 13:52:27 -03

    o impeachment

    Padilha diz que bancada do PMDB na Câmara deve mudar de postura

    FÁBIO MONTEIRO
    MARINA DIAS
    GUSTAVO URIBE
    CATIA SEABRA
    DE BRASÍLIA

    02/10/2015 13h24

    O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, disse nesta sexta-feira (2) que espera uma mudança no comportamento da bancada do PMDB na Câmara após a reforma ministerial anunciada pela presidente Dilma Rousseff.

    "É de se esperar uma mudança de postura. Mas isso não acontece automaticamente", disse Padilha, após ser questionado se haveria mais chances de sucesso no Congresso Nacional na questão envolvendo o retorno da CPMF. "A presidente fez o gesto maior que era possível fazer. Eu penso que a bancada deve fazer agora um esforço maior do que seja possível fazer para corresponder", disse.

    O novo ministério de Dilma

    "A presidente Dilma fez todos os gestos que foram solicitados a ela pela bancada da Câmara, que era onde tínhamos necessidade de maior atenção. Eu penso que a presidente fez a sua parte muito bem" afirmou Padilha, exaltando as pastas da Saúde e da Ciência e Tecnologia, que passaram a ser comandadas por membros do PMDB.

    Ainda na avaliação do ministro, o rompimento do governo "não esteve nem está na pauta" do partido até o momento, embora esse desejo de "alas minoritárias" exista e seja expressado.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Padilha disse também que não é possível sair da atual crise econômica sem a solução da crise política e sem o equilíbrio das finanças públicas. O sucesso para o problema nas contas do governo passaria por corte de gastos e por "alguma contribuição da sociedade".

    "Isso tem que ser bem explicado, tem que mostrar efetivamente o que está em jogo quando o país perde o grau de investimento, o que está em jogo quando a gente tem ou não condições de iniciar novos projetos", afirmou o ministro.

    Após as mudanças no governo apresentadas hoje, Padilha acredita que o governo pode reverter o atual cenário político. "Eu penso que há chances de um recomeço, na medida em que ela recompôs a equipe. É uma equipe nova, acho que a gente pode esperar uma nova posição do governo", disse.

    OS CORTES

    Confira o que mudou com a reforma.

    O QUE ACABOU

    • Pesca integrado à Agricultura
    • SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos) atribuições que permanecerem serão direcionadas ao Ministério do Planejamento
    • GSI (Gabinete de Segurança Institucional)
    • SRI (Secretaria de Relações Institucionais)
    • Secretaria de Micro e Pequena Empresa*

    O QUE FOI FUNDIDO

    • Secretaria-Geral da Presidência transformada em Secretaria de Governo, vai abranger o gabinete militar do GSI, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa e a SRI
    • Secretarias de Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos tornaram-se um único ministério, resultando no corte de duas pastas
    • Previdência Social e Trabalho tornaram-se um único ministério, resultando no corte de uma pasta

    O orçamento de cada ministério

    Ministérios

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024