• Poder

    Saturday, 27-Apr-2024 14:23:18 -03

    o impeachment

    Em discurso na CUT, Lula pede que dirigentes sindicais defendam governo

    BELA MEGALE
    GRACILIANO ROCHA
    DE SÃO PAULO

    13/10/2015 19h53

    O ex-presidenteLula chegou cerca de três horas antes do horário marcado para a abertura política do 12º Congresso Nacional da CUT que começou nesta terça (13) em São Paulo.

    Por volta das 18h, Lula falou a dirigentes e integrantes e centrais sindicais internacionais que vieram para o evento, que se estenderá até sexta (16).

    O ex-presidente falou sobre a necessidade de defender um governo que iniciou o diálogo com os trabalhadores e abordou a crise econômica e política da atualidade.

    "O problema que vivemos hoje é mais político que econômico, já vivemos crise muito maior que essa, um país que tem 200 milhões de habitantes precisa acreditar em si, no seu mercado interno", disse Lula.

    "Não adianta terceirizar a política, precisamos de dirigentes com disposição para enfrentar a crise", destacou.

    Ele também estimulou os sindicalistas a voltarem a fazer trabalhos de base. "Tente fazer esta experiência, talvez percebamos que fazemos pouco diante do que temos para fazer: diante de sindicatos vazios, passamos a frequentar as fábricas. O sindicato ficou muito mais forte".

    Também foi relatado que Lula enfatizou que o mundo vive um momento especial em que um negro foi eleito nos Estados Unidos, uma mulher no Brasil, um índio na Bolívia, em menção a Evo Morales, e um homem que passou sete anos em uma solitária, referendo-se ao ex-presidente e senador uruguaio Pepe Mujica.

    Após a palestra, Lula se reuniu com Mujica em uma sala para aguardar o início da abertura política do evento, que também contará com a participação da presidente Dilma Rousseff.

    Mujica concederia uma entrevista coletiva no início da noite que foi cancelada por falta de tempo, segundo a organização do evento.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024