• Poder

    Friday, 03-May-2024 18:58:54 -03

    o impeachment

    Não acredito em ruptura institucional, diz Dilma sobre impeachment

    LEANDRO COLON
    ENVIADO ESPECIAL A ESTOCOLMO (SUÉCIA)

    19/10/2015 08h36

    Jonathan Nackstrand/AFP
    Swedish Prime Minister Stefan Lofven (L) and Brazil's President Dilma Rousseff pose for a picture upon her arrival for a meeting at the Rosenbad government office in Stockholm, on October 19, 2015. AFP PHOTO / JONATHAN NACKSTRAND ORG XMIT: jnk
    A presidente Dilma Rousseff e o premiê sueco, Stefan Lofven, em Estocolmo nesta segunda (19)

    Questionada sobre a chance de abertura de um processo de impeachment, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (19) que não acredita em um processo de "ruptura institucional".

    A resposta foi a uma pergunta de uma jornalista sueca durante a declaração conjunta feita por Dilma e pelo primeiro-ministro da Suécia, Stefan Lofven, em Estocolmo.

    A repórter quis saber se a ameaça de abertura de um processo de impeachment de Dilma põe em risco o acordo entre Brasil e Suécia para a compra de 36 caças Gripen NG por US$ 4,5 bilhões (em valores atualizados). Os aviões serão fabricados pela fábrica sueca Saab, que receberá uma visita de Dilma nesta segunda. A negociação é o motivo principal de sua visita ao país nórdico.

    Dilma respondeu, primeiramente, que a crise econômica no Brasil não afetará o acordo selado com os suecos porque, segundo ela, a turbulência é "conjuntural" e a economia do país é "sólida".

    A presidente disse ainda que o Brasil continua a ser uma opção "segura" para investimentos externos.

    "O Brasil continua a ser uma opção segura e atraente para investimentos. Somos um país que oferece grandes oportunidades e possui ambiente de negócios sofisticado e seguro. Somos uma grande democracia", afirmou.

    Sobre a questão do impeachment, a presidente afirmou: 'Também asseguro que o Brasil está em busca de estabilidade política e não acreditamos que haja qualquer processo de ruptura institucional. Nós somos uma democracia e temos tanto um Legislativo, como também um Judiciário e um Executivo independentes, que funcionam com autonomia e também harmonia".

    "Não acredito que haja um risco de uma crise política mais acentuada", completou.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024