O blogueiro e radialista Orislandio Timóteo de Araújo, 37, conhecido como Roberto Lano, foi morto a tiros na noite de sábado (21) em Buriticupu, interior do Maranhão.
Esta é a segunda morte de um comunicador neste mês no Maranhão. Na sexta-feira (13), o blogueiro Ítalo Diniz, 30, foi morto com três tiros disparados de uma moto em Governador Nunes Freire, no extremo norte do Estado.
O assassinato do autor do Blog do Roberto Lano (blogdorobertolano.blogspot.com.br ) ocorreu em circunstâncias semelhantes: ele levou um tiro na cabeça disparado por um motoqueiro, por volta das 21h, enquanto dirigia no centro da cidade. O blogueiro morreu na hora.
"O autor foi muito profissional. Desceu da moto, desligou o motor, deu o tiro sem titubear e se deu ao luxo de sair como se nada tivesse acontecido, em baixa velocidade", diz o delegado Paulo Coelho, responsável pelas investigações iniciais do crime.
Para ele, a morte foi encomendada. Não se sabe, porém, o motivo do crime.
Uma das possibilidades é que a morte tenha relação com a atividade jornalística da vítima. Além de blogueiro e radialista, Lano trabalhou em campanhas políticas no Estado e fez denúncias contra políticos da região.
Há, porém, outras linhas de investigação. "Ele fazia inimigos com facilidade, era um cara muito explosivo", afirma Coelho. Lano trabalhava com produção de eventos.
A polícia ainda não identificou suspeitos pelo crime. As investigações sobre a morte de Ítalo Diniz também continuam em andamento.