• Poder

    Thursday, 18-Apr-2024 19:49:25 -03

    Lava Jato

    Abatido, Delcídio lê livro sobre Estado Islâmico e pede Big Mac

    MARIANA HAUBERT
    DE BRASÍLIA

    27/11/2015 18h05

    Preso há três dias, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) pediu, nesta sexta-feira (27) que levassem a ele um Big Mac com Coca-Cola Zero. Pela manhã, ele ganhou um bolo caseiro e uma garrafa térmica de café com leite. O senador tem rejeitado a comida oferecida pela Polícia Federal por restrições alimentares. Ele toma remédios controlados para diabetes e para a digestão.

    Interessado por história, o petista está lendo o livro "A origem do Estado Islâmico", de Patrick Cockburn, que mostra a conjuntura em que surgiu o grupo terrorista e, segundo pessoas próximas a ele, não quis ler jornais. O senador também recebeu uma Bíblia nesta sexta de sua esposa, Maika Amaral, que o visitou pela manhã.

    Por ter foro privilegiado, o senador está preso em uma sala administrativa adaptada às pressas para recebê-lo na sede da Superintendência da Polícia Federal do Distrito Federal, em Brasília.

    A sala é vigiada por dois policiais federais e conta com banheiro e uma cama de solteiro. A opção de colocar um político preso em sala está prevista em lei, segundo a PF, e não é inédita, tendo sido adotada no caso do ex-governador do DF José Roberto Arruda (ex-DEM), detido em 2010 por ordem do STJ (Superior Tribunal de Justiça) também por suspeitas de obstrução à Justiça.

    O senador só pode ter contato com seus advogados e há restrições para receber visitas. Segundo pessoas próximas, familiares e alguns amigos do Mato Grosso do Sul tem tentado se encontrar com o petista mas nenhum senador ou outro político demonstrou interesse em visitá-lo.

    Em nota, a assessoria de imprensa do senador afirmou que o depoimento prestado por Delcídio nesta quinta (26) "é apenas parte dos esclarecimentos a serem prestados" por ele e que, "quaisquer considerações sobre os mesmos também ocorrerão após sua conclusão".

    A assessoria informou ainda que Delcídio está "abatido, porém sereno e concentrado, junto aos advogados na formulação da sua defesa com o firme propósito de provar, o quanto antes, a sua inocência".

    Em seu depoimento, Delcídio afirmou que o vice-presidente Michel Temer tem "relação próxima" com Jorge Zelada, ex-diretor da Área Internacional da Petrobras que é acusado de receber propina que e teria chegado ao cargo com apoio do PMDB de Minas Gerais. As informações são da Globonews, que teve acesso ao depoimento. Em nota oficial, Temer negou as acusações.

    O senador interrompeu seu depoimento nesta quinta e deverá prestar novos esclarecimentos na semana que vem. Ele foi preso nesta quarta-feira (25) na Operação Lava Jato por suspeita de tentar atrapalhar as investigações do esquema de corrupção na Petrobras.

    Em gravação feita por Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da estatal Nestor Cerveró, Delcídio e o advogado Edson Ribeiro –que foi preso nesta sexta (27) ao voltar dos Estados Unidos– discutiram uma forma de retirar Cerveró da prisão por meio de influência política no Supremo Tribunal Federal e, depois, retirá-lo do país pelo Paraguai.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024