• Poder

    Tuesday, 07-May-2024 20:16:27 -03

    o impeachment

    Para 81%, mandato de Eduardo Cunha deveria ser cassado, diz Datafolha

    RICARDO MENDONÇA
    EDITOR-ADJUNTO DE "PODER"

    29/11/2015 02h00

    De cada dez brasileiros, oito entendem que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deveria ter o mandato cassado, mostra pesquisa Datafolha de 25 e 26 de novembro.

    Investigado na Lava Jato, acusado de ter recebido US$ 5 milhões de propina, suspeito de manter dinheiro em contas secretas na Suíça e de ter mentido aos colegas sobre isso, Cunha é processado no Conselho de Ética da Câmara por quebra de decoro parlamentar. Ele nega que tenha cometido irregularidades.

    Opinião sobre cassação de Eduardo Cunha -

    Nas últimas semanas, foi alvo de uma série de protestos de rua –organizados principalmente por mulheres– por seus projetos de viés conservador, como o que cria normas que dificultariam o aborto nos casos previstos em lei.

    No levantamento, 81% dos pesquisados afirmaram que são a favor da cassação de Cunha. Outros 7% são contra. Indiferentes somam 4%; 9% não souberam responder.

    No grupo de eleitores com nível superior de escolaridade, 90% querem a cassação do presidente da Câmara. É a mesma taxa no segmento dos mais ricos, aqueles com renda familiar mensal acima de dez salários mínimos.

    A taxa de eleitores favoráveis à cassação do peemedebista é alta mesmo entre os simpatizantes do PMDB identificados pela pesquisa: 81% deles defendem este caminho.

    CONGRESSO

    A agrura de Cunha coincide com um processo de rápida deterioração da já historicamente debilitada imagem do Congresso Nacional.

    A taxa dos que avaliam o desempenho de deputados e senadores como ruim ou péssima vinha caindo desde o início do ano, de 50% para 42%, na pesquisa de junho. Mas agora deu um salto para 53%.

    Avaliação do Congresso - Opinião dos eleitores sobre os parlamentares é a pior desde 1993

    Esse patamar de desaprovação ao Congresso é o segundo pior desde abril de 1993, quando o Datafolha fez a pergunta pela primeira vez. Em setembro daquele ano, 56% anotaram ruim ou péssimo.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024