• Poder

    Thursday, 16-May-2024 02:07:20 -03

    o impeachment

    'Eles devem saber o que estão fazendo', diz Lula sobre ação de petistas

    CATIA SEABRA
    DE SÃO PAULO

    02/12/2015 16h27

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliou que a decisão da bancada petista de votar pela admissibilidade do processo contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados cabe aos próprios deputados.

    Segundo aliados, o ex-presidente avalia que a decisão também é de responsabilidade da executiva do partido.

    Lula estava num voo, de Acre a São Paulo, quando o presidente do PT, Rui Falcão, divulgou nas redes sociais o desejo que o partido votasse pela admissibilidade do processo.

    Segundo um de seus interlocutores, Lula afirmou, que os petistas "devem saber o que estão fazendo".

    PRESSÃO

    Após uma longa negociação de bastidores com Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a bancada do PT na Câmara dos Deputados cedeu à pressão de sua militância e do presidente da legenda, Rui Falcão, e decidiu no início da tarde desta quarta-feira (2) que irá votar pela continuidade do processo de cassação do presidente da Câmara.

    Os votos dos três integrantes do PT no Conselho de Ética são considerados cruciais para definir se o processo contra Cunha segue ou será arquivado. A mudança de posição dos petistas, que até então estavam inclinados a fechar com Cunha, tem potencial explosivo no Congresso.

    O presidente da Câmara ameaça deflagrar o processo de impeachment contra Dilma Rousseff em retaliação, além de mobilizar seus aliados para boicotar a pauta econômica que o governo pretende aprovar nas próximas semanas, entre elas a autorização de fechar o ano de 2015 com um rombo de R$ 120 bilhões.

    "Vamos enfrentar. Qualquer assunto que vier, vamos enfrentar. A Dilma não deve nada, entendemos que a oposição quer cercear o direito de ela exercer um mandato legítimo, portanto, quer um golpe", afirmou o líder da bancada do PT, Sibá Machado (AC), após a reunião com os deputados do partido.

    "Quem acha que vai nos chantagear vai perder", acrescentou.

    Os três integrantes do PT no Conselho estavam na reunião e afirmaram que irão votar contra Cunha, ou seja, para que seu processo tenha continuidade. Alguns deputados se abstiveram na reunião, que foi realizada a portas fechadas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024