• Poder

    Saturday, 04-May-2024 22:56:38 -03

    o impeachment

    MBL quer prolongar impeachment para aumentar desgaste do governo

    REYNALDO TUROLLO JR.
    DE SÃO PAULO

    04/12/2015 14h46

    Articulado com a oposição, o MBL (Movimento Brasil Livre), grupo que pede a saída da presidente Dilma Rousseff, quer que o impeachment siga um ritmo mais lento no Congresso, para aumentar o desgaste do governo. Seus integrantes defenderam, nesta sexta (4), que os parlamentares entrem em recesso em 23 de dezembro, como estava previsto inicialmente.

    Com a suspensão das atividades dos deputados no fim do ano, segundo o MBL, haverá mais tempo para a realização de manifestações de rua e para o amadurecimento da tese do impeachment.

    Na avaliação do movimento, com o recesso, os deputados voltarão para seus Estados e serão pressionados por suas bases eleitorais. Também haverá mais tempo para a população sentir os efeitos da crise –piorando o humor em relação a Dilma.

    "A população tem que ter esse tempo para compreender o crime fiscal [de que o governo é acusado] e, ao mesmo tempo, sentir as consequências da crise gerada pela própria presidente. E tem mais os desdobramentos da Operação Lava Jato, com novas delações", disse Kim Kataguiri, um dos líderes do MBL.

    O Palácio do Planalto tem trabalhado para apressar o desfecho do processo de impeachment, enquanto parte da oposição prefere prolongar a discussão até 2016, com os mesmos objetivos do MBL.

    O movimento, em parceria com o Vem Pra Rua, já convocou protestos pró-impeachment para o próximo dia 13, um domingo. Os atos devem ser realizados na avenida Paulista, em São Paulo, e em aproximadamente outras 50 cidades.

    Na semana que vem, o grupo deve anunciar a data de um "grande protesto", nos moldes dos três promovidos ao longo deste ano. No último deles, em 16 de agosto, 135 mil pessoas foram à Paulista, segundo contagem do Datafolha.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024