• Poder

    Monday, 29-Apr-2024 02:50:03 -03

    o impeachment

    Grupo vai pedir impeachment de Dilma por 'pedaladas mentais'

    FERNANDA MENA
    DE SÃO PAULO

    09/12/2015 02h00

    Um novo pedido de impeachment deve ser protocolado nesta quarta (9) na Câmara dos Deputados. Ao contrário da petição a ser apreciada agora por comissão da Casa, baseada nas chamadas pedaladas fiscais do governo, o novo documento deve provocar mais risos que bate-bocas entre os congressistas.

    Isso porque ele se baseia no que seriam, segundo seus redatores, "pedaladas mentais" da presidente, previstas, segundo a argumentação, na lei do impeachment.

    "Causa riso e desgosto. A Lei 1.079/50, que regula o impeachment, tem no capítulo 5º, artigo 9º, inciso 7 o seguinte: proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo", explica Carla Zambelli, do grupo Nas Ruas, um dos signatários do documento.

    Zambelli cita como "pedaladas mentais" o discurso da presidente nas Nações Unidas sobre a inexistência de tecnologias para "estocar vento" e a fala em que Dilma trata da comunhão do milho com a mandioca para depois saudar a raiz típica brasileira.

    Há ainda menções à metáfora que Dilma declarou ter usado em conversa com o presidente dos EUA, Barack Obama, sobre a pasta de dente não retornar ao dentifrício depois de apertado, e à referência a "mulheres sapiens".

    Completa a lista de "pedaladas mentais" a declaração dada no Dia da Criança em que a presidente parabeniza os pequenos brasileiros dizendo: "Sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta, que é um cachorro atrás" (sic).

    "É isso o que você espera de uma presidente?", questiona a militante. O documento alega que tais "fatos notórios e de domínio público" são objeto de deboche da população, comprometendo a sociedade brasileira, a economia, a política e as instituições.

    Entre os movimentos representados por Zambelli no pedido estão Nas Ruas, Acorda Brasil, Movimento Pró Brasil e Comando Nacional dos Transportes.

    "Queremos mostrar que motivos não faltam para que se realize o impeachment da presidente", diz Zambelli.

    Ela assina como apoiadora –ao lado de Kim Kataguiri, do Movimento Brasil Livre, e Rogério Chequer, do Vem Pra Rua– o pedido atualmente em trâmite na Câmara, escrito por Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr. e Janaína Paschoal.

    "Preferimos que ela seja afastada pelas pedaladas fiscais e não pelas mentais, algo vergonhoso", diz.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024