• Poder

    Monday, 06-May-2024 14:25:45 -03

    o impeachment

    Carros de som de movimentos contra Dilma obstruem ciclovias na Paulista

    DE SÃO PAULO

    13/12/2015 13h27

    Carros de som de movimentos contrários ao governo de Dilma Rousseff, como Revoltados Online e MBL (Movimento Brasil Livre), obstruem o fluxo nas ciclovias da av. Paulista na manifestação a favor do impeachment da presidente neste domingo (13), o que gerou descontentamento dos ciclistas.

    "Está atrapalhando. Vai ser ruim porque todo mundo vai ter que desviar. Existem outros espaços e dias para se manifestar", diz o advogado Fernando Vidigal, 27, que conta utilizar a via para lazer todos os domingos.

    Fernanda Mena/Folhapress
    Carro do MBL obstrui a ciclofaixa e causa confusão com ciclistas em manifestação na av. Paulista neste domingo (13)
    Caminhão do MBL obstrui ciclofaixa em ato pelo impeachment de Dilma na av. Paulista no domingo (13)

    Para o publicitário Danilo Ancete, 38, o clima se intensificou. "Todo domingo tem muita gente se manifestando na Paulista, mas todo mundo tem respeitado um ao outro. Não parece ser o caso hoje."

    Para a analista de controles internos Giovana Morais, 30, "está uma porcaria". "Atrapalharam totalmente quem veio para o lazer. Na semana passada teve uma manifestação do movimento negro e fizeram isso respeitando os outros", avalia.

    Um grupo de ciclistas chegou a reivindicar a saída do veículo do MBL, gritando "A ciclofaixa é nossa", mas o caminhão permaneceu. Não houve confronto.

    Turollo Júnior/Folhapress
    Veículos do grupo Revoltados Online estaciona sobre ciclovia na av. Paulista em protesto por impeachment da Dilma neste domingo (13)
    Veículos do grupo Revoltados Online estaciona sobre ciclovia na av. Paulista neste domingo (13)

    Questionado, Renan Santos, coordenador nacional do MBL, irritou-se com a pergunta da reportagem sobre o fato dos cavaletes e veículos da organização estarem bloqueando a pista destinada aos ciclistas. Ele afirmou que a questão havia sido combinada com a Polícia Militar, e chamou a Folha de partidária, afirmando que o jornal trabalhava para a prefeitura –as ciclovias são símbolo da gestão do prefeito Fernando Haddad (PT).

    Questionado, o tenente Igor Ronaldo Vieira não confirmou que aquele tenha sido o acordo feito entre movimentos e a PM, assim como a sala de imprensa da Polícia Militar.

    CET

    Márcia Caraiva, responsável da subprefeitura da Sé por coordenar o fechamento da avenida Paulista para carros, disse que, em reunião com a PM e a prefeitura, os movimentos solicitaram que os carros de som ocupassem as faixas da ciclovia. Ouviram que só a CET poderia dar a autorização, entraram em contato com a companhia e tiveram o pedido negado.

    Valtair Valadão, diretor da CET, disse que a companhia não autorizou que os carros de som parassem em cima das ciclovias e afirmou que os movimentos serão autuados pela infração. Segundo ele, o valor da multa será definido de acordo com o que diz o Código Brasileiro de Trânsito.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024