• Poder

    Thursday, 02-May-2024 20:42:21 -03

    o impeachment

    Manifestação anti-Dilma em SP reuniu 40,3 mil pessoas, mostra Datafolha

    RICARDO MENDONÇA
    EDITOR-ADJUNTO DE "PODER"

    13/12/2015 19h16

    A manifestação contra a presidente Dilma Rousseff na avenida Paulista, em São Paulo, reuniu cerca de 40,3 mil neste domingo (13), segundo levantamento feito pelo Datafolha no local.

    A contagem foi realizadas das 13h às 18h. No momento de maior concentração, o ato teve aproximadamente 35,8 mil pessoas protestando simultaneamente.

    O número apurado pelo instituto indica a quantidade de pessoas diferentes que, em algum momento, foram à manifestação no intervalo de tempo estudado.

    Foi um evento menor que os outros três organizados pelos mesmos grupos em 15 de março (210 mil pessoas ), 12 de abril (100 mil ) e 16 de agosto (135 mil ).

    Neste domingo, 3.700 pessoas participaram do protesto do começo ao fim.

    Para fazer a contagem de participantes, o Datafolha dividiu a Paulista em quadrantes. Em cada um, os pesquisadores aplicaram uma metodologia de contagem a partir da densidade do público.

    Também foram aplicados questionários para conhecer o perfil dos presentes. A combinação dessas técnicas possibilitou medir a renovação do público ao longo da tarde.

    As entrevistas também foram usadas para identificar e calcular quantidade de presentes sem qualquer relação com a manifestação, como as pessoas que foram à avenida por lazer. Esses não foram computados como manifestantes.

    Às 13h, no primeiro momento da contagem, 44% dos presentes estavam na avenida para protestar. O percentual foi subindo até chegar a 80% às 16h. No encerramento do protesto, eram 72%.

    POLÍCIA

    A Polícia Militar de São Paulo também contou manifestantes na Paulista nesta tarde. Desta vez, apurou a presença de 30 mil presentes na capital e outras 6.500 em outros municípios do Estado. A PM não costuma apresentar detalhes sobre sua contagem.

    Esta é a primeira vez que a PM divulga um número menor que o do Datafolha numa manifestação anti-Dilma. Em março, ante os 210 mil apurados pelo instituto, a polícia afirmou que 1 milhão de pessoas havia marcado presença naquela manifestação.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024