• Poder

    Thursday, 02-May-2024 18:30:04 -03

    Lava Jato

    Delcídio é notificado por Conselho de Ética do Senado sobre prazo de defesa

    MARIANA HAUBERT
    DE BRASÍLIA

    22/12/2015 18h15

    Pedro Franca - 26.fev.2014/Associated Press
    O senador Delcídio do Amaral, preso na Operação Lava Jato, acusado de atrapalhar investigações
    O senador Delcídio do Amaral, preso na Operação Lava Jato, acusado de atrapalhar investigações

    O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) foi notificado nesta terça-feira (22) pelo Conselho de Ética do Senado sobre o prazo de dez dias que tem para apresentar sua defesa prévia ao processo de cassação do seu mandato que corre no colegiado.

    A notificação foi levada a ele por dois funcionários da Secretaria-Geral da Mesa no início da tarde desta terça. Um de seus advogados recebeu o documento e levou ao senador, que assinou os papéis. Ele está preso no Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, em Brasília.

    Como o Congresso entra em recesso parlamentar nesta quarta (23), o prazo de Delcídio começará a ser contado a partir do dia 2 de fevereiro, quando o Legislativo retoma os seus trabalhos.

    Depois que Delcídio apresentar a sua defesa, o relator do caso, Ataídes de Oliveira (PSDB-TO) terá cinco dias úteis para apresentar um relatório preliminar em que afirmará se a representação tem procedência e se o caso deve continuar no colegiado.

    Se isso acontecer, o processo contra Delcídio será instaurado. No dia em que foi escolhido como relator, Ataídes não quis comentar detalhes do processo mas disse considerar as denúncias "gravíssimas".

    A representação contra o petista foi protocolada pela Rede e pelo PPS em 1º de dezembro, logo após o senador ter sido preso pela Operação Lava Jato sob a acusação de atrapalhar as investigações e de ter planejado uma rota de fuga para o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, também preso pela mesma operação, acusado de corrupção. O documento argumenta que Delcídio quebrou o decoro parlamentar.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024