• Poder

    Friday, 03-May-2024 01:10:53 -03

    Edições de Star Wars e Ivete Sangalo na Wikipédia saíram de redes federais

    PAULA REVERBEL
    ALEXANDRE ARAGÃO
    DE SÃO PAULO

    26/01/2016 02h00

    Editoria de arte/Folhapress
    Verbetes na Wikipédia foram mudados a partir de computadores conectados à rede do governo federal
    Verbetes na Wikipédia foram mudados a partir de computadores conectados à rede do governo federal

    Após a estreia do último filme da série "Star Wars", o verbete da Wikipédia do quarto episódio da série foi editado para incluir que Han Solo não acreditava na força e para indicar que Chewbacca era seu copiloto.

    A mudança na enciclopédia online, que pode ser editada livremente (embora com controle de editores) foi feita por alguém que usava a rede da Caixa Econômica Federal às 10h da manhã de terça, 22 de dezembro de 2015.

    Com a ajuda do perfil de Twitter @brwikiedits, que lista mudanças, e checagem posterior, a Folha reuniu alterações feitas entre 2 de dezembro de 2015 e 15 de janeiro deste ano a partir das redes dos três Poderes. Das 296 edições, 244 não parecem estar relacionadas à atividade das repartições.

    Ainda assim, a maior parte das edições, 241, foi feita em horário de expediente, entre 9h e 18h, em dias úteis. Delas, 200 não têm relação com os órgãos onde foram feitas.

    Os servidores manifestaram interesse ainda por temas como o ator Bruce Willis, a estilista Coco Chanel e a cantora Ivete Sangalo.

    As redes do Serpro (94 edições) e da Telebras (43) estão entre que mais fizeram alterações –ambas provedoras de acesso a outros órgãos, de onde as edições podem ter saído.

    A Caixa está em segundo lugar, com 48 mudanças, 42 em horário de expediente e sem relação com trabalho. De lá, saíram contribuições aos verbetes do filme "O Código Da Vinci" e de origami.

    Há também edições em hora de expediente de Codevasf, Defensoria Pública da União, Ministérios Públicos Federal e Militar, Polícia Federal, Câmara, Correios, Dataprev, Senado, Presidência, TSE, TST, Petrobras, Antaq e ministérios do Trabalho e da Saúde.

    O Serpro informou que provê internet a órgãos públicos e outros espaços, não podendo dizer se alterações foram feitas por servidores. A Telebras e a Codevasf foram na mesma linha.

    Caixa, Correios e Ministério do Trabalho informaram que vão apurar as informações e tomar providências. A Dataprev disse ter normas para que empregados não violem condutas. Os demais órgãos não comentaram ou não responderam.

    Wikipédia Federal

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024