• Poder

    Saturday, 04-May-2024 14:25:17 -03

    Folha estreia blog com ponto de vista feminino

    DE SÃO PAULO

    27/01/2016 02h00

    Política, cotidiano e cultura narrados do ponto de vista feminino e feminista. Essa é a premissa do blog "#AgoraÉQueSãoElas", de Alessandra Orofino, 26, Ana Carolina Evangelista, 37, Antonia Pellegrino, 35, e Manoela Miklos, 32, que estreia no site da Folha nesta quarta (27).

    A página nasce do movimento de mesmo nome criado por elas, em que colunistas homens cederam seus espaços a mulheres em jornais e blogs no fim do ano passado.

    "Muitos colunistas escreviam sobre ouvir o movimento feminista, sem deixar, porém, que as mulheres falassem –uma contradição", diz Orofino, diretora da rede Nossas Cidades, que organiza mobilizações sociais em diversos municípios do país.

    A iniciativa "#AgoraÉQue SãoElas surgiu na esteira dos protestos feministas em 2015, com mulheres nas redes sociais denunciando o assédio a uma participante de 12 anos do reality show "MasterChef Júnior" e relatando situações semelhantes sofridas na infância. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), autor de um projeto de lei que, segundo as feministas, dificulta o aborto legal em casos de estupro, também virou alvo.

    "Chegamos num momento de polarização em que falar sobre política se tornou muito penoso. Mas as mulheres conseguiram debater pautas muito difíceis e relevantes, transcendendo essa polarização", diz Orofino. Agora, a ideia do blog é ser "feminista, mas sem falar só de feminismo, abordando assuntos diversos", conta.

    As autoras da página serão também curadoras de seu conteúdo, convidando outras mulheres para escrever semana a semana. As primeiras convidadas serão as ativistas do movimento feminista negro Stephanie Ribeiro e Djamila Ribeiro.

    "Como todo espaço de poder, o espaço do jornal é desigualmente distribuído entre os gêneros", diz Miklos, doutora em Relações Internacionais. "Nossa luta é exatamente para distribuir esse espaço de maneira mais igual."

    Para Orofino, os jornais "estão longe de ser um espaço isonômico quando se trata de gênero". "Com o blog, esperamos contribuir para avançar nesse caminho."

    Leia o blog em folha.com/agoraequesaoelas

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024