• Poder

    Sunday, 28-Apr-2024 19:22:28 -03

    o impeachment

    Arquiteto responsável por reforma em sítio prestou serviços a Bumlai

    MARCO ANTÔNIO MARTINS
    ENVIADO ESPECIAL A DOURADOS (MS)

    04/02/2016 02h00 - Atualizado às 16h59
    Erramos: esse conteúdo foi alterado

    Marco Antonio Martins/Folhapress
    Creche em Dourados (MS) construída por engenheiro contratado pelo pecuarista José Carlos Bumlai
    Creche em Dourados (MS) construída por engenheiro contratado pelo pecuarista José Carlos Bumlai

    O arquiteto Igenes Irigaray Neto, 37, contratado para a reforma em 2010 no sítio em Atibaia (SP) frequentado pelo ex-presidente Lula, acompanhou nesta mesma época projetos encomendados pelo empresário José Carlos Bumlai no município de Dourados, a 229 quilômetros de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

    Amigo do petista, Bumlai foi preso em novembro passado na Operação Lava Jato e denunciado sob acusação de corrupção, lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta –ele nega as acusações.

    Em seu currículo profissional publicado em uma rede social, Irigaray Neto informou ter executado três projetos para a usina São Fernando Açúcar e Álcool, que pertence a Bumlai, entre setembro de 2009 e junho de 2010. A reforma do sítio em Atibaia começou em outubro de 2010.

    A serviço da Obrafina Construções Ltda., o arquiteto afirmou ter realizado a "implantação industrial" da usina e mencionou ainda a construção de uma creche e uma capela, batizada de Santuário São Pio, ambas na cidade de Dourados.

    As duas obras foram encomendadas pela firma de Bumlai, segundo o arquiteto afirmou na rede social.

    Batizada de Centro de Educação Infantil Beatriz Bumlai, em homenagem à ex-mulher do empresário, a creche foi doada à prefeitura do município. Na entrada da capela, uma placa também informa a doação feita pela família Bumlai –o pecuarista é um católico fervoroso.

    Após concluir a reforma em Atibaia, Irigaray Neto voltou a trabalhar para a família Bumlai em 2011, no projeto de ampliação industrial da usina São Fernando.

    VAZIO

    A Folha esteve em endereços em nome de Irigaray Neto em Dourados e em Campo Grande e ligou para os telefones em nome dele, mas não conseguiu contato.

    Após sua participação na obra em Atibaia vir à publico, ele deixou Dourados. O apartamento onde morava está vazio. Vizinhos dizem não ter notícias dele há tempos.

    O seu antigo escritório hoje é ocupado por outro profissional, Jonathan Ribeiro, sem qualquer ligação com Irigaray. "Estou aqui há três anos e nunca vi este senhor. Até hoje chega correspondência dele aqui, cobranças, mas ele nunca apareceu", diz Ribeiro.

    Celina Irigaray Vargas, irmã do arquiteto, disse à reportagem que ele, no momento, está envolvido em outro projeto em uma cidade no interior do Mato Grosso do Sul, que não especificou.

    "Meu irmão não tem culpa de nada. Nem sabia de quem era aquele sítio. Ele foi contratado, fez a obra e voltou pra cá", afirma ela.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024