• Poder

    Monday, 29-Apr-2024 02:38:41 -03

    Tripoli critica oponentes e se queixa de 'intrigas' em prévias do PSDB

    PAULA REVERBEL
    DE SÃO PAULO

    28/02/2016 11h36 - Atualizado às 14h17

    O deputado federal Ricardo Tripoli, pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, fez críticas veladas a seus dois oponentes na disputa neste domingo (28), dia das prévias tucanas na cidade.

    Ele estava acompanhado da mulher, Suzana, do irmão, Reginaldo, e dos três filhos, Bruno, Bianca e Giovanna.

    O deputado disse afirmou que ficou muito triste com o volume de "denúncias, de brigas, de intrigas" que surgiram durante a disputa. "Esse não é o nosso PSDB", afirmou.

    Prévias do PSDB

    Os seus dois oponentes, o empresário João Doria e o vereador Andrea Matarazzo foram alvo de denúncias durante a disputa. O PSDB investigará acusação de que Doria faz pagamentos à militância da sigla. O Ministério Público Estadual de São Paulo apura desvio de recurso para bar de um dos coordenadores da pré-campanha de Matarazzo.

    Tripoli também fez crítica indireta à campanha de João Doria, que colocou três cavaletes móveis do candidato ao redor do local da votação.

    "Acho que a gente tem que começar por algumas teses do PSDB, como, por, exemplo, o Cidade Limpa", disse, citando a Lei da Cidade Limpa, que proíbe a colocação de peças de propaganda pela cidade. "O Cidade Limpa está sendo agredido por fatos que não corroboram com aquilo que o PSDB pretende."

    Alguns filiados ao PSDB também atacaram o uso dos cavaletes, que, devido ao forte vento, eram seguidamente derrubados e tinham que ser reerguidos.

    "É um símbolo do chorume que se tornaram as prévias do PSDB as prévias do PSDB", afirmou Fabio Fortes, ex-presidente do diretório de Perdizes. "Dá conotação de uma super estrutura de campanha", acrescentou. Fortes cedeu o imóvel em que são registrados os votos da zona de Perdizes.

    Quando um dos cavaletes com o rosto do Doria foi derrubado pela terceira vez, o tucano completou: " São cenas patéticas que o candidato propicia para a nossa zona eleitoral.

    Ao comentar a divisão do PSDB nas prévias, Tripoli afirmou que alguns filiados "entraram recentemente, acho que não têm muito o que apresentar". "Eu estou no oitavo mandato", afirmou.

    VOLUNTÁRIAS

    Duas voluntárias da campanha Doria ficaram próximas à entrada do prédio em que acontece a votação e se incumbiram de ficar erguendo e segurando os cavaletes do empresário.

    Uma delas, a estudante Graziela Mathias, 25, afirmou que elas não estão sendo remuneradas para permanecer no local com camisetas do candidato. Moradoras do bairro Butantã, elas não são filiadas ao PSDB.

    Depois que elas foram abordadas pela imprensa, o fiscal de Doria quis saber delas o que foi dito.

    FHC

    Aguardado pelos filiados que supervisionam a votação do diretório de Perdizes, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso votou perto das 13h15.

    Depois que o tucano registrou seu voto, o mesário sugeriu que conferisse se o nome correto apareceu no recibo: "É o seu candidato?". "Todos são meus candidatos", brincou Fernando Henrique, que foi aplaudido pelos presentes.

    O ex-presidente apoia publicamente o pré-candidato Andrea Matarazzo, vereador de São Paulo.

    Ele ficou menos de 15 minutos no prédio e não quis dar declarações à imprensa. "Só foto. Hoje é só foto, dia de eleição, dia feliz para todo mundo. E pronto."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024