• Poder

    Saturday, 20-Apr-2024 11:51:50 -03

    Aliados de Matarazzo e Tripoli pedem impugnação de nome de Doria

    ⁠⁠⁠THAIS ARBEX
    REYNALDO TUROLLO JR.
    DE SÃO PAULO

    28/02/2016 19h39

    Fotomontagem
    João Doria, Ricardo Tripoli e Andrea Matarazzo, pré-candidatos do PSDB à Prefeitura de São Paulo
    João Doria, Ricardo Tripoli e Andrea Matarazzo, pré-candidatos do PSDB à Prefeitura de São Paulo

    O ex-governador tucano Alberto Goldman e o presidente do Instituto Teotônio Vilela, José Aníbal, enviaram à executiva municipal do PSDB um pedido de impugnação da pré-candidatura do empresário João Doria.

    Doria disputa neste domingo (28), com o vereador Andrea Matarazzo e o deputado federal Ricardo Tripoli, a indicação para ser o candidato do partido à Prefeitura de São Paulo.

    Segundo a petição (leia a íntegra ), Goldman, aliado de Matarazzo, e Aníbal, aliado de Tripoli, alegam que Doria cometeu abuso de poder econômico, propaganda irregular, transporte de eleitores no dia da votação e infrações da lei da Cidade Limpa.

    Sobre o transporte de eleitores, a petição traz imagens de vans supostamente levando filiados do partido aos pontos de votação. Quanto ao abuso de poder econômico, o pedido diz que Doria utilizou recursos pessoais excessivos em vez de usar o fundo do partido.

    Ao longo do dia, tucanos também atacaram o uso que a campanha do empresário fez de cavaletes. A Prefeitura de São Paulo recebeu denúncias de que Doria estaria desrespeitando a lei da Cidade Limpa ao espalhar peças de propaganda com seu rosto ao redor dos diretórios tucanos.

    Procurada, a assessoria de imprensa da prefeitura afirmou que vai avaliar com o seu departamento jurídico quais medidas podem ser tomadas.

    O presidente do diretório municipal do PSDB, vereador Mario Covas Neto, disse que o pedido de impugnação não será analisado neste domingo.

    "Isso vai ser analisado no momento oportuno. Terá de ser deliberado pela executiva. Agora nós vamos fazer a apuração e divulgar o resultado", afirmou.

    A petição de Aníbal e Goldman, além da impugnação, quer que o partido imponha sanções disciplinares a Doria e tome uma decisão imediata.

    OUTRO LADO

    O empresário João Doria afirmou à Folha que "eleição não se ganha no tapetão, se ganha no voto".

    "Lamento que dois respeitáveis dirigentes do PSDB tentem impugnar uma candidatura que disputou com legitimidade, amplitude e entusiasmo esta eleição", disse.

    "Basta perguntar aos milhares de filiados do PSDB que votaram hoje na cidade de São Paulo e as centenas que estão aqui na Câmara Municipal aguardando o resultado da eleição."

    O pré-candidato disse ainda "reafirmar" sua confiança "nos valores da democracia e no PSDB".

    Tucanos ligados a João Doria minimizaram o pedido de impugnação da pré-candidatura do empresário e classificaram a petição dos adversários como um movimento para "conturbar ainda mais" o tenso clima político.

    Júlio Semeghini, que comandou o PSDB municipal nas prévias de 2012, afirmou que "não vê fundamento" nas acusações e disse que acreditar que "dificilmente ela prosperará".

    ATRASO

    Prevista para terminar às 18h deste domingo (28), a apuração dos votos das prévias do PSDB atrasou e até às 19h ainda não havia começado.

    A direção municipal do partido e representantes das pré-campanhas de Matarazzo, Doria e Tripoli estão reunidos há mais de uma hora para discutir o que será feito com os votos em separado –dos filiados que, ao chegarem a seu zonal, não estavam na relação de nomes.

    Em alguns diretórios esses filiados foram impedidos de votar, em outros, porém, foram autorizados pelos mesários a depositar seus votos. Parte dos zonais chegou a registrar um terço dos votantes em separado.

    Na reunião, que acontece a portas fechadas no nono andar da Câmara, houve quem defendesse que os votos em separado sejam cancelados para que não se prejudique os filiados impedidos de votar.

    Além disso, também houve atraso na chegada de parte das urnas à Câmara. A do diretório de Capela do Socorro foi a última a chegar, com mais de duas horas de atraso.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024