• Poder

    Sunday, 05-May-2024 12:15:37 -03

    o impeachment

    Cotado para Aviação Civil, deputado já se despede de assessores na Câmara

    DÉBORA ÁLVARES
    GUSTAVO URIBE
    DE BRASÍLIA

    29/02/2016 17h14

    Lucio Bernardo Jr. - 16.abr.2014/Câmara dos Deputados
    O deputado federal Mauro Lopes (PMDB-MG), cotado para assumir a Aviação Civil
    O deputado federal Mauro Lopes (PMDB-MG), cotado para assumir a Aviação Civil

    Mesmo sem a confirmação oficial do Palácio do Planalto de que assumirá a Secretaria de Aviação Civil, o deputado federal Mauro Lopes (PMDB-MG) já começou a se despedir da equipe do gabinete que ocupa no oitavo andar de um dos anexos da Câmara dos Deputados.

    Segundo relatos, o peemedebista tem convidado servidores e assessores para tomar café com ele no gabinete da pasta quando for nomeado. Além disso, tem estudado nomes para sua nova equipe e começado a fazer convites.

    "As portas do meu gabinete lá no Palácio do Planalto estarão sempre abertas para vocês", afirmou.

    O nome do deputado federal é o favorito para assumir a pasta, mas a sua nomeação ainda não foi oficializada. O objetivo da demora é evitar passar a mensagem de que o peemedebista foi encaminhado ao cargo como negociação para garantir a reeleição de Leonardo Picciani (RJ) para a liderança do PMDB da Câmara dos Deputados.

    O acordo foi costurado pelo Palácio do Planalto em janeiro. Caso a bancada de Minas Gerais garantisse apoio ao carioca, o governo federal nomearia um dos parlamentares mineiros para a pasta.

    Na época, Picciani indicou Lopes para o cargo, que chegou a ser convidado pelo Palácio do Planalto. A presidente, no entanto, ainda não tomou a decisão sobre a sua nomeação.

    A petista ficou incomodada com o fato do peemedebista ter confirmado publicamente que foi procurado pelo ministro Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo). A presidente costuma se irritar com o vazamento de sondagens para sua equipe de governo.

    Além disso, ela ainda pondera se não seria melhor acomodar um aliado mais próximo do vice-presidente no posto, uma vez que os dois últimos ocupantes fizeram parte da cota pessoal dele: Moreira Franco e Eliseu Padilha.

    Nesta semana, o núcleo político do Palácio do Planalto se reunirá com Picciani para discutir o tema.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024