• Poder

    Saturday, 27-Apr-2024 06:58:49 -03

    Lava Jato

    Imprensa é hostilizada por militantes; grupo protesta contra Globo na capital

    DE SÃO PAULO
    DE BRASÍLIA

    04/03/2016 21h46

    Protestos contra os meios de comunicação e agressões a jornalistas, principalmente da Rede Globo, marcaram a tarde desta sexta-feira (4).

    Em São Paulo, na sede do PT, uma repórter da Globo foi hostilizada por um grupo de militantes, que tentaram tomar sua câmera, e refugiou-se na portaria do prédio. Um carro da emissora foi recebido a pontapés.

    Na frente do prédio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo do Campo, dois repórteres da emissora foram xingados por manifestantes, informou o "Jornal Nacional". Além disso, um repórter e um cinegrafista da Rede Bandeirantes foram cercados e relataram que a câmera que usavam foi danificada.

    Já em Brasília, um grupo protestou durante cerca de uma hora em frente à sucursal da Rede Globo, no Setor Comercial Norte. Os manifestantes gritavam palavras de ordem e culpavam a emissora pelo fato do ex-presidente Lula ter ido depor na Polícia Federal, em São Paulo. Uma faixa com o logo do canal foi queimado. Procurada, a Globo não quis se manifestar.

    O Sindicato dos Jornalistas, a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), a ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e outras associações de imprensa criticaram as hostilidades.

    "É inaceitável que profissionais de imprensa sejam fisicamente agredidos, tenham seus equipamentos danificados e sejam ainda impedidos de exercer sua atividade profissional", afirmou a ABI, em comunicado.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024