• Poder

    Tuesday, 07-Jan-2025 15:08:28 -03

    Lava Jato

    Lula diz palavrão em conversa com Dilma no dia em que foi alvo da PF

    DE SÃO PAULO

    05/03/2016 15h18 Erramos: esse conteúdo foi alterado

    "Eles que enfiem no c..., que tomem conta disso", queixa-se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao telefone, irritado, em vídeo gravado pela deputada federal Jandira Feghali (PC do B-RJ).

    Do outro lado da linha, quem falava com o petista era a presidente Dilma Rousseff, segundo a deputada.

    O registro foi feito poucas horas depois de o petista ter sido levado coercitivamente pela Polícia Federal para depor na Operação Aletheia, nova fase da Lava Jato que tem o ex-presidente como principal alvo.

    O diálogo entre Lula e Dilma, travado quando o ex-presidente estava no diretório estadual do PT em São Paulo, era provavelmente uma referência às investigações contra o petista (veja o vídeo abaixo).

    vídeo divulgado pela deputada Jandira Feghali (PC do B-RJ)

    "O Lula está neste momento conversando com a presidenta da República. E nós estamos aqui com ele. Ele está muito tranquilo, com muita coragem e com muita capacidade de guerrear, muito seguro das suas informações", afirma Jandira logo após o xingamento.

    Momentos depois, o ex-presidente fez um discurso inflamado para a militância do partido.

    Além dos mandados de condução coercitiva, foram executadas ordens de busca e apreensão no apartamento em São Bernardo, nas casas dos filhos de Lula e no sítio em Atibaia que o petista frequenta. Os procedimentos foram parte da 24a fase da Lava Jato, batizada de Aletheia, que apura se empreiteiras e o pecuarista José Carlos Bumlai favoreceram Lula por meio do sítio em Atibaia e o tríplex no Guarujá. O ex-presidente nega as acusações.

    Nota enviada pela assessoria de imprensa de Feghali diz que o vídeo "foi feito em suas redes sociais e para sua militância". "A parlamentar preza pelo bom jornalismo e lamenta que façam ilações ou suposições sobre o conteúdo. A deputada também condena que usem indevidamente sua imagem ou a do ex-presidente Lula para criar fatos inverídicos e sensacionalistas."

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2025