• Poder

    Friday, 29-Mar-2024 12:03:13 -03

    Lula pede direito de resposta à Globo, que acusa defesa de mentir

    DE SÃO PAULO

    12/03/2016 23h20

    Os advogados de Luiz Inácio Lula da Silva enviaram à TV Globo um pedido citando a Lei de Direito de Resposta aprovada em 2015. Queriam que a emissora divulgasse manifestação da defesa sobre entrevista dos promotores de SP em que detalham denúncia contra o ex-presidente.

    Os três advogados do ex-presidente alegavam que o programa não procurou a defesa nem o Instituto Lula para se manifestarem sobre as acusações.

    "Isso não é verdade", afirmou o "Jornal Nacional" neste sábado (12), em uma reportagem de 7min08s que foi exibida logo após a leitura de uma carta da Associação Brasileira de Imprensa contra hostilidades a jornalistas.

    Foram ao ar e-mails trocados entre produtores da Globo e as assessorias de imprensa do instituto e dos advogados. O "JN" também mostrou que exibiu na edição de quinta notas na íntegra, da defesa e do ex-presidente, em diferentes trechos do programa.

    À Folha, o instituto contestou a versão da Globo, afirmando que não há resposta em uma reportagem específica que explicava a denúncia contra Lula.

    Em nota, o Instituto Lula rebateu a emissora afirmando que o pedido enviado continha o logo da Globo News, omitido na exibição do "JN". A Globo argumenta que o material recebido por um jornalista seu é encaminhado internamente para os diferentes programas da emissora.

    Os advogados de Lula também atacaram a TV Globo dizendo que a reportagem foi ofensiva ao ex-presidente. A emissora respondeu que fez "apenas um relato objetivo da entrevista dos promotores" do caso.

    "Se os fatos narrados são ofensivos ao ex-presidente, a imprensa não tem nenhuma responsabilidade. Tem, porém, o dever de informar o povo brasileiro dos fatos relevantes, todos os fatos, sobre quem quer que seja", afirmou a TV, na reportagem.

    A Globo disse ainda que não é parte nas investigações a que Lula está sujeito e que "cumpre apenas a sua missão de informar o povo".

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024