• Poder

    Saturday, 18-May-2024 14:16:44 -03

    o impeachment

    Para evitar saída do PMDB, Dilma faz reunião com ministros da sigla

    VALDO CRUZ
    GUSTAVO URIBE
    DE BRASÍLIA

    14/03/2016 19h10

    Em estratégia para evitar o desembarque do PMDB do governo federal, a presidente Dilma Rousseff convocou todos os ministros do partido para uma reunião nesta segunda-feira (14) no Palácio do Planalto.

    O objetivo do encontro é escalar os ministros da pasta a atuarem junto à cúpula nacional do partido para evitar que o partido decida no mês que vem pela saída do governo federal.

    Em reunião de coordenação política, na manhã desta segunda-feira (14), a petista pediu ao ministro da Saúde, Marcelo Castro, que atue para evitar o movimento do partido.

    Na sequência, ela se reuniu com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, para fazer o mesmo apelo. O receio da presidente é de que o partido, com maior representação no Congresso Nacional, saia do governo federal em meio à votação do impeachment da presidente.

    No sábado (12), em convenção nacional do partido, a cúpula nacional peemedebista fez um acordo que adiou qualquer decisão sobre o rompimento formal da sigla com o governo federal em até 30 dias.

    O objetivo foi aguardar o desfecho da crise política para evitar tomar uma decisão precipitada, sobretudo antes dos protestos favoráveis ao impeachment realizados no domingo (13), que mobilizaram cerca de 500 mil pessoas na capital paulista, segundo o Datafolha.

    O receio da presidente é de que, antes do prazo de 30 dias, ministros e secretários do partido deixem o governo federal.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024