• Poder

    Wednesday, 08-May-2024 15:38:52 -03

    o impeachment

    Amigo de Lula, uruguaio Mujica vê interesses para destruir legado petista

    LUIZ CARLOS DA CRUZ
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM FOZ DO IGUAÇU (PR)

    15/03/2016 14h06

    Marlene Bergamo/Folhapress
    Os ex-presidentes Lula e Mujica em encontro em São Bernardo do Campo

    O ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica disse nesta terça-feira (15) que continua sendo amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que pode haver interesses para destruir o legado do petista.

    Sem citar a Operação Lava Jato, Mujica sugeriu que existe uma caça às bruxas no país e, em tom de brincadeira, disse que não acredita em bruxas. "Mas que elas existem, existem", afirmou rindo, citando o ditado popular hispânico, em Foz do Iguaçu (PR).

    "Há muita paixão política e pode haver interesses em acabar com a carreira de Lula", afirmou Mujica.

    O uruguaio, que viajou ao Paraná para ministrar uma aula magna na Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), disse ainda que Lula é uma pessoa carismática e que realizou coisas importantes para o Brasil, mas que estariam tentando destruí-lo.

    "Que o investiguem. Não sei o que o Brasil vai fazer, mas Lula é meu amigo. Tenho amigos que vou visitar na prisão", afirmou Mujica, completando que sempre apoiou e continuará apoiando Lula.

    Ele defendeu a redução das diferenças entre os partidos de esquerda, direita ou de centro e afirmou não fazer sentido a crise política ser responsável por uma crise econômica. Essa aproximação, segundo ele, reduziria a crise de confiança que o Brasil atravessa.

    "O povo brasileiro está pagando um preço que não merece pagar", declarou.

    A palestra ministrada por Mujica, que ocupou a presidência do Uruguai entre 2010 e 2015, foi assistida por 850 calouros da Unila e convidados. Ele falou durante cerca de 40 minutos sobre a integração e os desafios da América Latina.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024