• Poder

    Tuesday, 30-Apr-2024 11:05:17 -03

    Lava Jato

    Irritada, Dilma diz que contato com Delcídio foi iniciativa de Mercadante

    GUSTAVO URIBE
    VALDO CRUZ
    DE BRASÍLIA

    15/03/2016 17h36

    Renato Costa/Folhapress
    O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nega em coletiva as acusações feitas pelo senador Delcídio do Amaral (PT-MS), em Brasília (DF)
    O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nega em coletiva as acusações feitas pelo senador Delcídio do Amaral (PT-MS), em Brasília (DF)

    Irritada com o ministro Aloizio Mercadante (Educação), a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (15) que foi uma decisão pessoal a iniciativa do petista em se reunir com o assessor do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), José Eduardo Marzagão.

    Em nota, a petista disse que repudia com "veemência e indignação" a tentativa de envolvê-la no episódio. Em delação premiada, homologada nesta terça-feira (15), o senador disse acreditar que o ministro atuou como emissário da petista.

    Contra a delação premiada, o senador acusou o ministro de oferecer ao senador ajuda financeira e lobby para a sua soltura junto ao STF (Supremo Tribunal Federal). Em entrevista à imprensa, Mercadante eximiu Dilma e disse que não tentou evitar a delação premiada.

    Com a revelação da conversa, a presidente convocou o ministro para cobrar explicações no Palácio do Planalto. Na conversa, segundo relatos de auxiliares e assessores, a petista deu uma bronca em Mercadante e disse que ele não deveria se meter no envolvimento de Delcídio com a Operação Lava Jato.

    A petista, que chegou a ser aconselhada a forçar Mercadante a pedir demissão, obrigou o ministro a reconhecer sozinho a culpa pelo episódio, diante da avaliação de que a gravação não era tão grave como considerada inicialmente.

    Para o Palácio do Planalto, Mercadante em nenhum momento pediu nada em troca nem ofereceu de fato nada ao senador.

    Segundo a equipe presidencial, a acusação do senador Delcídio contra Mercadante não tem "consistência" e o ministro da Educação teria sido "vítima" de uma tentativa de incriminar a ele e ao governo.

    Leia a íntegra da delação:

    Leia a íntegra da delação

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024