• Poder

    Thursday, 02-May-2024 18:20:36 -03

    o impeachment

    Em grampo, Lula reclama a ministro da Fazenda sobre investigação da Receita

    AGUIRRE TALENTO
    DIMMI AMORA
    GABRIEL MASCARENHAS
    LEANDRO COLON
    DE BRASÍLIA

    16/03/2016 21h55

    O ex-presidente Lula pediu ao ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, que acompanhasse a atuação dos servidores da Receita Federal na busca e apreensão em seus endereços, realizada na última fase da Operação Lava Jato.

    O pedido foi feito em uma conversa telefônica entre ambos no dia da operação, em 7 de março, que consta em uma transcrição da Polícia Federal anexada aos autos da quebra de sigilo telefônico.

    "Ô Nelson, te falar uma coisa por telefone, isso daqui. O importante é que a Polícia Federal esteja gravando. É preciso acompanhar o que a Receita tá fazendo junto com a Polícia Federal, bicho!", disse Lula.

    Barbosa respondeu: "Não, é... (Gagueja) Eles fazem parte".

    Lula rebate: "É, mas você precisa se inteirar do que eles estão fazendo no instituto. Se eles fizessem isso com meia dúzia de grandes empresas, resolvia o problema de arrecadação do Estado".

    O ex-presidente ainda diz que "eles estão sendo filho da puta demais [sic]" e que estavam "procurando pelo em ovo".

    Lula inclusive sugere que Nelson Barbosa reclamasse com os servidores sobre a ação.

    "Era preciso você chamar o responsável e falar 'que porra é essa?'", sugeriu o petista.

    OUTRO LADO

    Em nota, o Ministério da Fazenda informou que "não recebeu manifestação formal do Instituto Lula, mencionada na gravação, a respeito da atuação da Receita Federal".

    "O Ministério da Fazenda e a Receita Federal dispõem de instrumentos institucionais que podem ser acionados por qualquer contribuinte para apurar eventuais excessos ou desvios de conduta de seus servidores", conclui o texto.

    O Sindifisco (Sindicato dos Auditores da Receita Federal) divulgou nota dizendo que os auditores "agem institucionalmente, investigando o que precisa ser investigado, sem perseguir ou beneficiar quem quer que seja".

    *

    Leia transcrição do trecho:

    Lula: Ô, Nelson, te falar uma coisa por telefone, isso daqui. O importante é que a Polícia Federal esteja gravando. É preciso acompanhar o que a Receita tá fazendo junto com a Polícia Federal, bicho!

    Nelson Barbosa: Não, é... [Gagueja] Eles fazem parte.

    Lula: é, mas você precisa se inteirar do que eles estão fazendo no instituto. Se eles fizessem isso com meia dúzia de grandes empresas, resolvia o problema de arrecadação do Estado.

    Nelson Barbosa: "Uhumm", sei.

    Lula: Sabe? eu acho que eles estão sendo filho da puta demais.

    Nelson Barbosa: Tá.

    Lula: Tão procurando pelo em ovo. Eu acho... Eu vou pedir pro Paulo Okamotto botar tudo no papel, porque era preciso você chamar o responsável e falar "que porra que é essa?"

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024