• Poder

    Sunday, 28-Apr-2024 19:00:03 -03

    Lava Jato

    CNJ recebe três representações para investigar Moro por grampos em Lula

    DIMMI AMORA
    DE BRASÍLIA

    17/03/2016 19h02

    O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) recebeu nesta quinta-feira (17) três representações para apurar os atos do juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sergio Moro, na 24ª fase da Operação Lava Jato.

    Moro abriu o sigilo dessa etapa da operação na quarta-feira (16) e incluiu no processo uma conversa telefônica entre o ex-presidente Lula e a atual presidente Dilma Rousseff, realizada no mesmo dia.

    O governo diz que o ato não poderia ser feito por Moro devido à prerrogativa de foro da presidente (o processo deveria ser enviado ao Supremo). Moro diz que o telefone grampeado era de Lula e não havia motivo para não abrir o sigilo já que o ex-presidente não tem prerrogativa.

    De acordo com a assessoria de imprensa do Conselho, as reclamações que entraram vieram do Sindicato dos Advogados da Paraíba, do advogado Antônio Nery da Silva Júnior e do cidadão Alexandre Teixeira Marques.

    Pelo procedimento do CNJ, que é o órgão com poder para investigar atos de magistrados, a ministra corregedora Nancy Andrighi faz uma análise inicial de admissibilidade da representação. Caso alguma das denúncias seja admissível, é aberta uma investigação para a qual é nomeado um relator entre os 15 integrantes do Conselho.

    Esse processo disciplinar pode ser arquivado ou levar a diversas penalidades ao juiz, em último caso, à demissão.

    De acordo com a assessoria do Conselho, a corregedora já analisa outras três representações contra o juiz, todas tramitando em sigilo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024