• Poder

    Tuesday, 07-May-2024 00:16:57 -03

    Lava Jato

    Escuta telefônica revela o que Lula disse em vídeo de Jandira Feghali

    DE SÃO PAULO

    17/03/2016 20h07

    Escuta telefônica recém divulgada pela Polícia Federal revela o que Lula realmente estava dizendo ao fundo do vídeo publicado pela deputada do PCdoB do Rio, Jandira Feghali.

    Ouça

    Confira a transcrição do diálogo que começa nos 5min48s:

    Lula: Eu to pensando em pegar todo o acervo... Eu vou, não, vou tomar uma decisão, e levar, jogar, na frente do Ministério Publico. Eles que enfiem no cu, que tomem conta disso.

    Dilma: O acervo de quê?

    Lula: É, oh Dilma. É onze contêiner de tranqueira que eu ganhei quando estava na Presidência.

    Dilma: Ah, dá pra eles.

    Lula: Sabe...

    Dilma: Eu vou fazer a mesma coisa com os meus, viu.

    Lula: Sabe. Então, é o seguinte. Nós precisamos conversar pessoalmente, porque eu acho que nós precisamos mudar alguma coisa nesse país.

    Dilma: Você não pode...

    Lula: Ontem eu disse...

    Dilma: Quando é que você vai...

    O registro foi feito poucas horas depois de o petista ter sido levado coercitivamente pela Polícia Federal para depor na Operação Aletheia, nova fase da Lava Jato que tem o ex-presidente como principal alvo.

    O diálogo entre Lula e Dilma, travado quando o ex-presidente estava no diretório estadual do PT em São Paulo, era provavelmente uma referência às investigações contra o petista.

    A interpretação de que o ex-presidente mandava o Ministério Público enfiar o processo no referido lugar foi uma das argumentações utilizadas por promotores do Ministério Público de São Paulo para pedir a prisão preventiva de Lula.

    "Do alto de sua condição de ex-autoridade máxima do país, o denunciado Luiz Inácio Lula da Silva jamais poderia inflamar a população a se voltar contra investigações criminais a cargo do Ministério Público, da polícia, tampouco contra decisões do poder Judiciário", diz o texto.

    A deputada federal Jandira Feghali afirmou à época que era "de uma incompetência impressionante", "ridículo" e sinal de "absoluta má-fé" do Ministério Público do Estado de São Paulo citar o vídeo que ela fez de Lula para embasar o pedido de prisão do ex-presidente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024