• Poder

    Monday, 06-May-2024 00:25:56 -03

    Juiz tem que resolver conflitos e não criá-los, diz ministro Teori Zavascki

    MARCELO TOLEDO
    DE RIBEIRÃO PRETO

    18/03/2016 20h06

    Pedro Ladeira - 12.nov.2015/Folhapress
    BRASILIA, DF, BRASIL, 12-11-2015, 15h00: Sessão plenária do STF, sob a presidência do ministro Ricardo Lewandowski. O STF deve discutir uma ação da OAB que questiona a possibilidade de doações ocultas de pessoas físicas permitidas pela minirreforma eleitoral. O relator da matéria é o ministro Teori Zavascki. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
    O ministro Teori Zavascki

    Sem citar nominalmente o juiz Sergio Moro, que conduz a operação Lava Jato, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki disse que os juízes têm "de resolver conflitos", e não criá-los.

    A afirmação foi feita nesta sexta-feira (18) em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), onde o ministro esteve para uma palestra em um evento universitário e para receber, na Justiça Federal da cidade, o título de cidadão ribeirão-pretano.

    Moro divulgou o grampo telefônico de conversa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a presidente Dilma Rousseff. Ele foi criticado por Dilma, que disse que o cargo de presidente não é passível de grampo e que a medida fere lei de segurança nacional.

    Em seu discurso durante o recebimento da homenagem, Teori disse que os juízes têm de agir com prudência, discrição e serenidade.

    Já na palestra aos estudantes universitários, na noite desta sexta, num centro de convenções, ele falou apenas sobre mediação de conflitos e conciliação, e disse é preciso uma reforma cultural, pois métodos extrajudiciais têm eficácia mais satisfatória que a judicial.

    Zavascki deixou o local sem conversar com os jornalistas.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024