• Poder

    Thursday, 02-May-2024 12:38:47 -03

    o impeachment

    Ex-PSDB, relator do impeachment é escudeiro de peemedebista

    RANIER BRAGON
    DE BRASÍLIA

    18/03/2016 23h24

    Relator do processo de impeachment de Dilma Rousseff, Jovair Arantes (PTB-GO) tem sido um dos principais escudeiros do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que enfrenta um processo de cassação no Conselho de Ética da Casa.

    Líder da bancada do PTB, Jovair patrocinou a troca de um deputado que votou contra o peemedebista e afirma que Cunha, réu no processo do petrolão, tem condições de permanecer no cargo até que a Justiça dê uma palavra definitiva sobre o caso.

    Cirurgião-dentista, Jovair está em seu sexto mandato consecutivo, há 20 anos na Câmara. No governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) era do PSDB e da base de apoio do tucano. Quando Lula chegou ao poder, em 2003, mudou para o PTB e passou à base de apoio do PT.

    Renato Costa/Folhapress
    BRASILIA, DF, BRASIL, 17/03/2016-A comissão especial que analisa o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff que tramita na Câmara dos Deputados elegeu, na noite desta quinta-feira (17), na foto Deputado Federal Jovair Arantes (PTB-GO), relator aliado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), relator na Comissão da Câmara.. (Foto: Renato Costa/Folhapress, PODER)
    O deputado Jovair Arantes (PTB-GO), relator do processo de impeachment de Dilma Rousseff

    Nos últimos anos, faz parte da ala que manteve o apoio ao governo do PT, contrariando setor do partido que defende o rompimento.

    Político de bastidores, Jovair é um dos principais negociadores de cargos e emendas federais para a bancada do seu partido.

    Defende também os interesses de cartolas e da Confederação Brasileiro de Futebol, se alinhando aos que são contra investigar irregularidades no mundo da bola.

    Após ser escolhido relator do impeachment, em clara articulação de Cunha, negou que a proximidade com o peemedebista vá influenciar sua decisão. "Eu não quero entrar na discussão e botar aqui uma espécie de jogo de futebol, Dilma versus Cunha, não estou aqui para isso. Eu estou aqui para discutir, relatar, e, se possível, dentro da competência que Deus vai nos dar, fazer um relatório que possa ser importante para o Brasil."

    Aliados de Cunha apontam Jovair como um dos principais nomes que receberá o apoio do grupo à sucessão de Cunha no comando da Câmara, em fevereiro de 2017.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024