• Poder

    Friday, 19-Apr-2024 02:41:24 -03

    Pré-candidato, Alckmin amplia agendas fora de São Paulo

    VENCESLAU BORLINA FILHO
    DE CAMPINAS

    28/03/2016 02h02

    Luiz Ávila/Divulgação
    ESTEIO, RS, 30.08.2015, BRASIL, Governador Geraldo Alckmin visitou feira agropecuária em Esteio neste fim de semana. Foto Luiz Ãvila / Divulgacao / Governo do estado ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    O governador tucano Geraldo Alckmin, em visita à feira Expointer, em Esteio (RS), em agosto de 2015

    Palestra para servidores em Goiás, participação em abertura de feira agropecuária em Mato Grosso do Sul, encontro com empresários no Paraná. Pré-candidato à Presidência em 2018, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), intensificou as viagens para fora do Estado no último ano.

    Dados obtidos pela Folha por meio da Lei de Acesso à Informação mostram que o tucano fez 19 viagens oficiais para fora de SP em 2015. Além de uma ida aos EUA, foi a seis Estados, ao Distrito Federal, e, em SP, visitou 203 cidades.

    Em 2014, quando disputou a reeleição estadual, o tucano viajou apenas sete vezes para fora. Foram cinco voos para Brasília, um para Nova York e outro para Recife (PE). Em SP, visitou 185 cidades.

    As viagens oficiais são pagas pelo Estado, que não divulga seus custos. Apesar de pedidas pela reportagem, as não-oficiais não foram informadas pelo governo.

    Segundo fontes do partido, uma das estratégias para a corrida presidencial é aumentar a exposição nacional de Alckmin, viabilizando apoio nos Estados.

    "Sem dúvida, ele [Alckmin] é candidato e precisa fazer as discussões que o país precisa", disse Pedro Tobias, presidente do PSDB paulista.

    O deputado diz considerar importantes as viagens e defendeu a realização de prévias no PSDB caso não haja acordo entre os pré-candidatos -os senadores Aécio Neves (MG) e José Serra (SP) também são cotados.

    VIAGENS

    Na viagem a Goiânia, em março de 2015, além de dar palestra, o governador se reuniu com representantes do setor sucroenergético.

    Em julho, o tucano foi a Campo Grande (MS) para a abertura da ExpoCorte -feira do setor pecuário, da qual São Paulo não participa- e assinou parceria com produtores regionais.

    No mês seguinte, Alckmin esteve em Curitiba para participar de evento judiciário, onde falou a empresários e se reuniu com o governador tucano Beto Richa.

    Ainda em agosto, foi a Esteio (RS) para a abertura da Expointer e assinou protocolo de intenções com o governo gaúcho. Meses depois, em Domingos Martins (ES), fez palestra a empresários.

    Em 2015, o tucano foi 12 vezes a Brasília para palestras, agendas oficiais e visitas. Em Washington, participou de encontro no Banco Mundial para obter financiamento de obra. No Rio, reuniu-se com governadores do Sudeste.

    INVESTIMENTOS

    A assessoria do governador informou que as viagens foram oficiais e que em todas elas buscou-se promover o Estado para investimentos.

    Em nota, a assessoria nega intenções eleitorais e diz que a mobilização do governador foram ações contra a crise econômica e negociações de interesse dos Estados com o Congresso -casos dos precatórios e dos indicador da dívida dos Estados.

    "O governador cumpre estritamente sua missão ao cuidar dos interesses do Estado", afirmou a assessoria.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024