• Poder

    Saturday, 11-May-2024 14:16:30 -03

    Rio de Janeiro

    Com Pezão em tratamento, Francisco Dornelles assume governo do Rio

    RONALD LINCOLN JR.
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

    28/03/2016 16h32

    Armando Paiva/Fotoarena/Folhapress
    O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (esq.), dá entrevista ao lado do vice, Francisco Dornelles, após ser reeleito
    Luiz Fernando Pezão (esq.) ao lado do vice Francisco Dornelles após reeleição para o governo do RJ

    O vice-governador do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles (PP), assumiu nesta segunda-feira (28) o posto de Luiz Fernando Pezão (PMDB), que se licencia do governo em razão do tratamento de um linfoma, diagnosticado na semana passada.

    Aos 81 anos, Dornelles ocupará o cargo de governador interino, em princípio, por 30 dias, enquanto dura a licença médica de Pezão.

    Pezão afirmou, por meio de nota, que mesmo durante a licença vai continuar cuidando dos assuntos de governo com Dornelles e seus secretários.

    "Vou manter essa dinâmica, trocando mensagens ou me reunindo pessoalmente, quando necessário. Nada muda no governo. Vamos seguir dialogando com a população e com o funcionalismo de maneira incondicional, buscando os melhores caminhos para fazer essa travessia", diz o texto.

    O Estado do Rio vive grave crise financeira, que Pezão tentava superar antes de ser diagnosticado com a doença. Por causa da queda da arrecadação, o Estado não consegue pagar fornecedores nem quitar os salários dos funcionários públicos.

    Durante a posse, Dornelles afirmou que vai seguir os passos do governador licenciado na tentativa de contornar os problemas financeiros.

    "Pezão é um gestor pautado pelo diálogo e tem feito dessa virtude uma excepcional aliada, nos mais diferentes fóruns, em busca de alternativas para fazer o Estado avançar em meio a essa terrível crise econômica do país", disse Dorneles. "Assumo o governo do Estado imbuído desse espírito, reforçando cada uma das diretrizes do Pezão."

    No último domingo (27), Pezão encerrou a primeira etapa de quimioterapia para combater o linfoma não-Hodgkin que atingiu duas vértebras de sua coluna.

    Ele está internado no hospital Pró-Cardíaco, na zona sul do Rio, mas deve receber alta nos próximos dias. A expectativa é que o tratamento dure por oito meses, nos quais ele terá de passar por seis a oito ciclos de quimioterapia.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024