• Poder

    Saturday, 04-May-2024 09:01:29 -03

    Com crise, Folha bate todos os recordes de audiência e se distancia de concorrentes

    DE SÃO PAULO

    01/04/2016 19h11

    A cobertura da crise política rendeu à Folha novos recordes digitais em março, tanto em audiência quanto em assinaturas, e fez com que o jornal ampliasse sua liderança no ranking do IVC (Instituto Verificador de Comunicação).

    O número de páginas vistas em março chegou a 475 milhões, superando em 27% o que era até então a melhor marca da Folha, de 375 milhões em outubro de 2014, mês das últimas eleições.

    Já o número de visitantes únicos atingiu 42,6 milhões, ultrapassando em 24% os 34,3 milhões alcançados em dezembro passado.

    A audiência da Folha é medida pela ferramenta de métricas Adobe Analytics (antiga Omniture) e auditada pelo IVC.

    Os números do instituto mostram que a liderança da Folha em seu ranking fica fortalecida em momentos mais agudos do noticiário.

    A audiência do jornal aumentou bem mais do que a de seus concorrentes na terceira semana de março, quando houve a divulgação de diversos grampos da Operação Lava Jato, incluindo a conversa entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a nomeação do último para o ministério.

    Naquela semana, o número de páginas vistas da Folha foi 233% superior ao de "O Estado de S. Paulo", segundo colocado no ranking. Sozinha, a Folha deteve nesta semana audiência equivalente ao total somado dos quatro concorrentes que aparecem a seguir no ranking: "O Estado de S.Paulo", "ClicRBS", "O Globo" e "Extra Online".

    O jornal teve 34% do total de impressões de páginas auditadas pelo IVC naquela semana —há seis meses, esse número era de 18%.

    Em março a Folha teve também seu recorde diário de audiência: 33,5 milhões de páginas vistas em 17 de março, quando houve a cerimônia de posse de Lula como ministro.

    Não foi só a audiência que subiu muito em março. As assinaturas digitais atingiram seu recorde desde a implementação do paywall (muro de pagamento poroso), em junho de 2012.

    Na média diária de novas assinaturas, elas foram 32% maiores do que as registradas um ano antes, em março de 2015.

    Audiencia 2

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024