• Poder

    Monday, 29-Apr-2024 12:39:09 -03

    o impeachment

    Em nota, CNA anuncia apoio a impeachment de Dilma Rousseff

    MACHADO DA COSTA
    DE BRASÍLIA

    06/04/2016 12h11

    Após dirigentes de sindicatos e de movimentos sociais defenderem a invasão de propriedades rurais, a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) passou a apoiar o processo de impeachment que a presidente Dilma Rousseff sofre na Câmara dos Deputados.

    Em 17 de março, a bancada ruralista na Câmara, que soma 40 deputados, já havia declarado seu apoio ao impeachment.

    Em nota, a CNA afirma que o governo parece não compreender a natureza dos problemas que levaram às crises econômica e política, nem revela disposição de enfrentá-los.

    Segundo a confederação, o governo também aprovou as palavras do dirigente da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), Aristides Santos, que, em cerimônia no Palácio do Planalto, defendeu a ocupação de propriedades rurais.

    A cerimônia, realizada na quinta-feira (1º), sucedeu a outra manifestação de rua realizada, em Brasília, no dia anterior. Durante o ato, dirigentes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) já ameaçavam "pegar em armas" caso o impeachment passasse no Congresso.

    Por fim, a confederação afirma a decisão de apoiar o impeachment foi tomada após a manifestação de representantes de produtores rurais.

    KÁTIA ABREU

    Entre 2008 e 2014, a senadora e agora ministra da Agricultura, Katia Abreu, foi a presidente da CNA.

    A ministra tem recebido críticas da entidade e da bancada ruralista devido à sua atuação na pasta e à relação de amizade que mantém com a presidente Dilma Rousseff.

    IMPEACHMENT EM DISCUSSÃO

    'INGRATIDÃO'

    A decisão da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) de apoiar o processo de impeachment irritou nesta quarta-feira (6) a presidente. Segundo relatos, a petista considerou uma "ingratidão" o fato da entidade defender o seu afastamento diante das políticas implementadas pelo governo federal para o desenvolvimento do agronegócio nacional.

    A ministra Kátia Abreu (Agricultura), presidente licenciada da entidade, chegou a telefonar para a presidente, que estava em viagem a Salvador, para repudiar a posição da CNA e dizer que não concordava com a defesa do impeachment.

    O episódio, no entanto, na avaliação de um assessor presidencial, enfraquece a possibilidade da ministra permanecer no governo federal. A pasta foi reivindicada pelo PR na repactuação da Esplanada dos Ministérios, que deverá ocupar o posto após a votação do impeachment pelo plenário da Câmara dos Deputados.

    Segundo a Folha apurou, a presidente teria até mesmo indicado à ministra que precisará que ela retome seu mandato no Senado Federal.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024