• Poder

    Saturday, 27-Apr-2024 11:18:44 -03

    PF indicia Fernando Pimentel sob suspeita de corrupção e mais 3 crimes

    GABRIEL MASCARENHAS
    DE BRASÍLIA

    11/04/2016 18h56

    Alex de Jesus/O Tempo/Folhapress
    Politica - O ministro do Desenvolvimento Agrario, Patrus Ananias, e o governador de Minas Gerais Fernando Pimentel ( PT ), lancam, em reuniao especial na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o plano safra para a agricultura familiar para o estado. Na foto: Governador de Minas Gerais Fernando Pimentel ( PT ). Foto: Alex de Jesus/O Tempo 19/08/2015 *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
    O governador Fernando Pimentel na Assembleia de Minais Gerais

    A Polícia Federal indiciou o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), sob suspeita de corrupção passiva, tráfico de influência, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

    No início do mês passado, o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Herman Bernjamin autorizou a PF a colher depoimento do petista e indiciá-lo, caso já tivesse provas de que ele cometeu crimes.

    Agora, caberá à PGR (Procuradoria-geral da República) decidir se apresentará denuncia contra o governador. Caso isso ocorra, e o Judiciário acate, Pimentel se tornará réu em uma ação penal.

    O petista é um dos principais alvos da Operação Acrônimo, que teve início com a investigação de supostas ilegalidades na campanha dele ao Palácio da Liberdade, em 2014.

    Mais adiante, a mesma operação identificou indícios de compra de medidas provisórias e de favorecimento a empresas em empréstimos no BNDES no período em que Pimentel era ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, pasta à qual o banco de fomento é vinculado.

    O governador não compareceu a um depoimento na PF na última sexta (8), embora tenha sido convocado.

    Porém, a Folha apurou que, mesmo antes de agendar a oitiva, a PF já havia recolhido elementos suficientes para indiciá-lo.

    OUTRO LADO

    Em nota, o advogado do petista, Eugênio Pacelli, afirmou que Pimentel "tem todo o interesse em depor, porém, nos limites da lei e com obediência à jurisprudência do Supremo Tribunal Federal".

    "Assim sendo, esperamos que o Ministério Público Federal (MPF) permita que o Governador exerça seu direito de ser ouvido no âmbito adequado, tal como já reconheceu a ilegalidade do indiciamento no âmbito do STJ", diz o texto.

    Anteriormente, Pacelli disse que seu cliente não compareceu ao depoimento porque não havia tido acesso a todo o material disponível no inquérito. Afirmou ainda que solicitou o adiamento da oitiva para o dia 18. Segundo ele, a PF acatou o pedido, mas depois voltou atrás e manteve a data do dia 8 (sexta-feira passada).

    "No dia anterior ao do depoimento, tivemos acesso às mensagens de celulares (contidas no inquérito) desconhecidas pela defesa até então. Eram 18 megabytes", justificou Pacelli.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024