• Poder

    Saturday, 27-Apr-2024 05:16:51 -03

    o impeachment

    Vice Michel Temer articula reunião com economista Armínio Fraga

    GABRIEL MASCARENHAS
    DE BRASÍLIA

    12/04/2016 02h00

    Mauro Pimentel/Folhapress
    RIO DE JANEIRO, RJ, 11.11.2015: ENTREVISTA ARMINIO FRAGA - Entrevista exclusiva com o economista Arminio Fraga para a Folha de Sao Paulo. (Foto: Mauro Pimentel/Folhapress, FSP-MERCADO) ***EXCLUSIVO FOLHA***
    O economista Armínio Fraga, o preferido de Temer para assumir o Ministério da Fazenda

    O vice-presidente Michel Temer (PMDB) está articulando um encontro com o economista Armínio Fraga, seu preferido para assumir o Ministério da Fazenda, e tem dito que vê com bons olhos o tucano José Serra (SP) à frente da Saúde, num eventual governo peemedebista.

    Segundo a Folha apurou, Temer procurou o senador Aécio Neves (PSDB-MG) para agendar jantar com Armínio em SP.

    O economista, que tem se mostrado refratário à ideia de ocupar a cadeira na Esplanada com Temer na Presidência, era o nome escolhido por Aécio para a Fazenda, em caso de vitória tucana em 2014.

    Interlocutores de Temer dizem que, hoje, Fraga seria o favorito para tocar a economia e tirar o país da recessão.

    O peemedebista quer conversar pessoalmente com Fraga para oferecer o que considera seu principal trunfo na tarefa de convencê-lo a topar a empreitada: blindagem política e autonomia para, entre outras coisas, participar diretamente da escolha do presidente do Banco Central.

    Outro que agrada a Temer é Henrique Meirelles. O vice sabe, porém, que o PSDB ofereceria resistência em apoiar um governo cujo homem forte da Fazenda é ligado ao ex-presidente Lula.

    Serra já chefiou a Saúde durante a gestão FHC e não teria de passar pelo período de "adaptação e aprendizado", nas palavras de um interlocutor do vice.

    Para a cadeira de ministro da Justiça, Temer quer um perfil semelhante ao dos ex-ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Carlos Ayres Britto e Carlos Velloso.

    O martelo será batido após articulações políticas com aliados de PSDB, DEM e PPS. O objetivo de Temer é começar com apoio de 200 deputados federais na Câmara.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024