• Poder

    Thursday, 25-Apr-2024 06:57:38 -03

    o impeachment

    Nova integrante do Conselho de Ética diz ter 'admiração' por Cunha

    ISABEL FLECK
    DE BRASÍLIA

    14/04/2016 12h26

    A deputada federal Tia Eron (PRB-BA) chegou ao Conselho de Ética, que analisa neste momento o processo de cassação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), rebatendo críticas dos colegas sobre uma possível manobra para reverter o placar em favor do peemedebista, mas também deixando claro que mantém "admiração e respeito" pelo trabalho de Cunha na Casa.

    "[Cunha] fez essa casa produzir como nunca. (...) O presidente limpou as gavetas. Projeto de lei com a minha idade veio para a pauta de votação. É um grande ganho político para a nação brasileira. Então [ele] tem aí a minha admiração e o meu respeito", afirmou.

    Sobre o processo, contudo, ela disse que entrará no "voto da cautela e da responsabilidade" e que ainda precisa fazer uma análise. "Sou muito bem posicionada, quem me conhece sabe a minha trajetória, tenho um lado", disse, no que corrigiu imediatamente para "tenho um discurso muito incisivo".

    Tia Eron substitui o deputado Fausto Pinato (PP-SP), que renunciou alegando que não se sentia à vontade de permanecer na vaga que cabe ao PRB no colegiado após ter mudado para o PP.

    O movimento, contudo, pode abrir espaço para uma virada de Cunha que, na fase de apreciação do relatório preliminar, foi derrotado pela margem apertadíssima de 11 a 9. O voto de Pinato era contrário a Cunha –com sua saída, o placar ficou 10 a 10.

    "Compreendo que a gente chega num momento em que teve um empate (...) e talvez por conta disso esteja acontecendo esse olho do furacão. Então eu entendo, mas quero que me dê o meu direito de estar analisando devidamente esse processo, mas sob o ponto de vista legal", disse Tia Eron.

    Ela negou que tenha pedido para ir para o Conselho e disse que foi decisão do PRB.

    Aos novos colegas no Conselho, ela disse que reconhece o "grande compromisso da casa em fazer com que o Brasil seja passado a limpo". "Eu quero fazer parte dessa história também", afirmou.

    Mais cedo, o presidente do Conselho de Ética, José Carlos de Araújo (PR-BA), disse que não sabia se Pinato havia "renunciado ou sido renunciado" e que a indicação de Tia Eron "não foi à toa". "O jogo está desenhado. Não podemos ficar à mercê da boa vontade de Eduardo Cunha, que quer mandar em tudo."

    Pinato também foi à sessão para se defender das acusações dos colegas de ter cedido a uma manobra de Cunha.

    "Não teve pressão, teve diálogo e construção", disse Pinato. "Não sou homem de barganhas e muito menos de pressões."

    "Vergonha é barganhar voto dentro do conselho de ética", alfinetou, completando que "se estão todos tão preocupados" com sua ausência do conselho, que então cedam uma vaga para que ele volte.

    O Conselho de Ética analisa o pedido de cassação de Cunha por quebra de decoro. Ele é suspeito de manter contas bancárias secretas no exterior e de ter mentido sobre a existência delas ao depor à CPI da Petrobras.

    DELATORES

    O relator do processo de cassação, o deputado Marcos Rogério (DEM-RO) disse nesta quinta que pretende ouvir até o dia 26 os delatores na Lava Jato apontados como testemunhas pela acusação.

    A partir do dia 27, seriam chamadas as oito testemunhas indicadas pela defesa. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no dia 19 de maio.

    Rogério anunciou ainda ter descartado como testemunhas o ex-gerente da Petrobras Eduardo Musa e o policial federal Jayme Alves, conhecido como "Careca", por afirmar que seus depoimentos "não guardam qualquer conexão com o objeto da apuração".

    "Isso não quer dizer, contudo, que pela natureza do processo disciplinar, não se possa apurar a título de desdobramento outras condutas correlatas que se mostrem pertinentes com as imputações", disse o relator.

    Com isso, restariam ser ouvidos os lobistas Julio Camargo, Fernando Soares, o Baiano, e João Henriques, o doleiro Alberto Youssef, e os empresários Ricardo Pernambuco e Ricardo Pernambuco Junior.

    O relator destacou que ainda não se sabe como serão os trabalhos na Câmara na próxima semana, mas a previsão é que Henriques preste depoimento no dia 25 e Fernando Baiano no dia 26.

    A defesa de Cunha tentou impedir a convocação dos delatores na Lava Jato, mas na última quinta-feira (7), a ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Cármen Lúcia negou a liminar (decisão provisória) pedindo a suspensão dos depoimentos.

    O presidente do Conselho de Ética, José Carlos de Araújo (PR-BA), disse já ter solicitado verba à Casa para trazer os delatores de Curitiba para os depoimentos.

    No caso do doleiro Leonardo Meirelles, que depôs no Conselho na última semana, o pedido de verba não foi respondido e a própria testemunha pagou as passagens da São Paulo para Brasília.

    Na sessão desta quinta (14), o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) chegou a sugerir que os deputados fizessem uma "vaquinha" para custear a viagem das testemunhas de acusação, considerando que Cunha pode dificultar a logística para trazer os delatores até Brasília.

    O processo agora está na fase de recolhimento de provas e oitiva de testemunhas. Em seguida, o relator vai elaborar mais um parecer que, novamente, será submetido ao plenário do colegiado, antes de seguir para apreciação no plenário da Câmara.

    Datafolha - Cunha

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024