• Poder

    Friday, 26-Apr-2024 15:56:15 -03

    o impeachment

    Governadores petistas vão a Brasília articular votos pró-Dilma

    JOÃO PEDRO PITOMBO
    DE SALVADOR

    14/04/2016 18h42

    Raquel Cunha - 4.mai.2015/Folhapress
    SÃO PAULO, SP, BRASIL, 04-05-2015: Festa de comemoracao de 15 anos do jornal Valor Economico. Rui Costa, governador da Bahia pelo PT. (Foto: Raquel Cunha/Folhapress, MONICA BERGAMO) ***EXCLUSIVO***
    Rui Costa, governador da Bahia pelo PT

    Nas vésperas da votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara dos Deputados, governadores petistas começam a desembarcar em Brasília para articular votos contrários ao afastamento da presidente.

    Três governadores –Rui Costa (Bahia), Camilo Santana (Ceará) e Wellington Dias (Piauí)– já estão na capital federal, onde conciliam agenda administrativa com reuniões com parlamentares de seus respectivos Estados.

    A Folha apurou que Santana e Dias reuniram-se nesta quinta (14) com os ministros Jaques Wagner (Gabinete da Presidência) e Ricardo Berzonini (Governo) para traçar estratégias para conquistar votos pró-governo.

    Rui Costa estará com os 24 deputados governistas da bancada baiana num jantar na casa do deputado federal Ronaldo Carletto (PP). Jaques Wagner estará presente.

    O objetivo é garantir que todos os parlamentares que participam da base no governo federal e possuem cargos no governo estadual votem contra o impeachment.

    Nos últimos dias, o governador articulou pessoalmente os votos de cinco deputados baianos do PSD e agora foca nos parlamentares do PP e PR.

    Entre os principais alvos estão dos deputados federais Cacá Leão (PP), filho do vice-governador João Leão (PP), e Mário Negromonte Júnior (PP), que ainda não decidiram se seguirão a determinação do partido de votar pelo impeachment ou atenderão os apelos do governador.

    O deputado João Carlos Bacelar (PR) é outro indeciso que deve ouvir apelos do petista. Ele faz parte da base de Rui Costa, mas em Brasília compõe a tropa de choque do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB).

    O governador do Piauí, Wellington Dias, também vai mobilizar deputados em favor de Dilma. Com trânsito no Congresso, onde foi líder do governo no Senado, deve atuar na articulação não só na bancada do Piauí, mas também junto a deputados de outros Estados.

    Já Camilo Santana, governador do Ceará, chegou a Brasília nesta quinta. Oficialmente, cumpre agenda administrativa nos Ministérios da Justiça e Meio Ambiente. Mas o petista também deve se reunir com deputados federais aliados.

    EXONERAÇÕES

    Os governadores petistas também devem exonerar deputados federais que ocupam cargos de secretários estaduais para garantir votos em favor da presidente.

    Wellington Dias exonerou os secretários Fábio Abreu (PP), da Segurança, e Rejane Dias (PT), primeira-dama que ocupava a Educação. Ambos devem votar contra o impeachment.

    No Ceará, Camilo Santana também avalia a exonerar o deputado licenciado Adail Carneiro (PP), que ocupa o cargo de assessor especial do governador e Brasília.

    Na Bahia, os deputados licenciados petistas Nelson Pelegrino e Josias Gomes devem continuar como secretários estaduais. Isso porque os suplentes Fernando Torres (PSD) e Davidson Magalhães (PCdoB) se comprometeram a votar a favor da presidente.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024