• Poder

    Wednesday, 08-May-2024 12:18:19 -03

    o impeachment

    PM apreende facões na Esplanada dos Ministérios

    DIMMI AMORA
    DE BRASÍLIA

    15/04/2016 15h33

    Editoria de arte/Folhapress
    Crono - como chegamos até aqui13
    Muro levantado na Esplanada dos Ministérios para separar manifestantes

    A PM do Distrito Federal apreendeu na manhã desta sexta-feira (15) cerca de 20 objetos entre facas, facões e estilingue que estavam em dois ônibus de trabalhadores rurais que chegavam à Esplanada nos Ministérios para manifestações programadas para essa noite.

    De acordo com o coronel Antônio Carlos, chefe da Comunicação Social da PM, os trabalhadores rurais, ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), foram liberados após a apreensão e estão sendo orientados a não trazer objetos de trabalho para os protestos.

    Segundo o coronel, a PM vem fazendo operações ao longo da semana na região próxima à Esplanada e já foram feitas apreensões de uma espingarda abandonada, uma bomba de gás lacrimogêneo e armas brancas, em diferentes dias e pontos dessa região.

    "Estamos orientando a todos que não tragam qualquer tipo de objeto cortante, armas e fogos de artifício. Esses objetos serão apreendidos", afirmou o oficial lembrando que também não serão permitidas máscaras e mastros de bandeiras na região.

    MST

    O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) informou na manhã desta sexta-feira (15) que iniciou protestos em 11 Estados do país contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

    De acordo com nota publicada pela organização, nos Estados do Paraná, Alagoas, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí, Pará, Sergipe e Distrito Federal já houve bloqueio de estradas e protestos em áreas urbanas. O lema das manifestações é "Golpe aqui não passa! Reforma Agrária Já!".

    O MST também está lembrando os 20 anos da Chacina de Eldorado dos Carajás (PA), que faz aniversário no domingo (17). No massacre, 21 integrantes do movimento foram mortos por policiais militares.

    MURO

    O governo do Distrito Federal construiu um muro separando a Esplanada dos Ministérios em dois lados. No lado sul do Congresso (o da concha aberta do Congresso) ficarão os manifestantes pró impeachment. No outro lado, ficarão os manifestantes contra o impedimento.

    De acordo com o oficial, três mil policiais militares e outros mil homens das forças de segurança estarão mobilizados até domingo para dar segurança aos manifestantes. A PM recomenda que os manifestantes levem água em garrafas plásticas e lanches. Também recomenda que crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios não sejam levadas aos protestos.

    "Em caso de tumulto, a recomendação é que seja usado gás lacrimogênio e gás de pimenta. Então, recomendamos que não traga pessoas com problemas ou crianças para não expor a situação de risco", afirmou o oficial.

    Muro de Brasília

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024