• Poder

    Monday, 06-May-2024 10:06:42 -03

    o impeachment

    Impeachment contra Temer continua estacionado na Câmara

    RANIER BRAGON
    DE BRASÍLIA

    18/04/2016 17h34

    A comissão especial para analisar o pedido de impeachment do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), continua estacionada na Câmara devido a um acordo de bastidores entre Eduardo Cunha (PMDB-RJ), legendas de oposição e outras alinhadas ao presidente da Casa.

    Arquivado por Cunha, o pedido voltou a tramitar por decisão liminar (provisória) do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal.

    Enquanto tenta cassar a liminar, Cunha, aliados seus e partidos de oposição não indicam integrantes para a comissão, o que inviabiliza a sua instalação.

    Para funcionar, é preciso a indicação de pelo menos 33 dos 65 integrantes titulares da comissão. Até esta segunda-feira (18), apenas PT, PC do B, PEN, PMB, Rede, PSOL e PT do B indicaram integrantes, em um total de 14 vagas.

    Oficialmente, partidos dizem não haver em seus quadros deputados interessados em compor a comissão.

    O impeachment contra Temer foi protocolado pelo advogado Mariel Márley Marra, segundo quem o peemedebista, em um período de interinidade na Presidência, cometeu um dos crimes de responsabilidade dos quais Dilma Rousseff é acusada, o de liberar créditos suplementares sem autorização do Congresso.

    Desde que tomou posse para o seu segundo mandato como vice, Temer foi alvo de outros três pedidos de impeachment, todos eles arquivados por Cunha, que é seu aliado.

    Dois foram apresentados pelo deputado Cabo Daciolo (PT do B-RJ) e o outro pelo ex-governador do Ceará Cid Gomes (PDT). Daciolo também diz que Temer cometeu crime no manejo orçamentário. Cid Gomes lista, entre outras coisas, citações ao nome de Temer e ao PMDB nas investigações da Lava Jato.

    Em resposta ao pedido protocolado por Cid Gomes, Temer disse que se trata de "um plano orquestrado" para desconstruir sua imagem, protagonizado por um "agente terceirizado escalado para atingir reputação alheia de forma vil e rasteira".

    Temer no alvo

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024