• Poder

    Tuesday, 23-Apr-2024 22:22:10 -03

    o impeachment

    Marina pede novas eleições no primeiro programa de seu partido

    DE SÃO PAULO

    19/04/2016 21h27

    Alan Marques/Folhapress
    Ex-senadora Marina Silva durante entrevista na sede da Rede, em Brasília (DF), na tarde desta terça-feira
    Ex-senadora Marina Silva durante entrevista na sede da Rede, em Brasília (DF)

    O mote "Nem Temer, Nem Dilma" marca o primeiro programa de televisão da Rede, partido fundado pela ex-senadora Marina Silva, exibido na noite desta terça-feira (19).

    Com duração de dez minutos, a peça sustenta que o impeachment da presidente Dilma Rousseff não resolverá a crise política do Brasil e que a solução é a convocação de novas eleições.

    "Muitos partidos estão envolvidos em corrupção e usam o poder para evitar denúncias na operação Lava Jato. O TSE deve apurar o uso do dinheiro de corrupção na campanha Dilma/Temer e, se for comprovado, convocar uma nova eleição", afirma uma locutora.

    Na sua fala a ex-senadora e fundadora da sigla Marina Silva explorou a corrupção, criticando o enriquecimento ilícito de políticos e o uso da Petrobras pelo governo.

    "[A empresa] precisa do apoio daquele partido, daí você quer uma estatal para ficar fazendo coisas, como fizeram na Petrobras, aí dá aquilo àquele partido", disse a ex-ministra.

    Nomes de destaques da Rede como o senador Randolfe Rodrigues e o deputado Alessandro Molon responderam perguntas feitas por 50 jovens.

    No programa, o partido se apresentou como um "espaço de atualização da política" e explicou que não tem presidente, mas dois porta-vozes, sendo eles Marina e Zé Gustavo, que foi candidato a deputado federal em 2014 mas não se elegeu.

    Marina Silva vem defendendo publicamente novas eleições, como fez em entrevista coletiva na segunda-feira (18).

    O programa também tocou superficialmente em pontos polêmicos para a ex-ministra em sua campanha presidencial de 2014, quando ficou em terceiro lugar.

    Na época Marina sofreu críticas por retirar de seu programa de governo o apoio ao casamento gay. O tema não foi explorado abertamente no vídeo desta terça, mas a Rede se posicionou em relação aos transgêneros com a mensagem "respeitamos a autodeterminação".

    Pesquisa publicada pelo Instituto Datafolha mostrou que Marina Silva lidera numericamente as intenções de voto para a Presidência da República em 2018. Ela tem entre 21% e 24% das intenções de voto, dependendo de quem for o candidato concorrente.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024