• Poder

    Saturday, 27-Apr-2024 15:05:43 -03

    o impeachment

    Análise

    Voto de Bolsonaro ganha destaque mundial

    NELSON DE SÁ
    DE SÃO PAULO

    20/04/2016 02h00

    Alan Marques - 17.abr.16/Folhapress
    BRASÍLIA, DF, BRASIL, 17.04.2016. Deputado Jair Bolsonaro vota na sessão da Câmara dos Deptuados para votar o pedido de Impeachment da presidente Dilma Rousseff. (FOTO Alan Marques/ Folhapress) PODER
    Deputado Jair Bolsonaro vota pelo impeachment na sessão da Câmara no domingo (17)

    Correu mundo a declaração de voto do deputado e pré-candidato a presidente –já empatado com Geraldo Alckmin no Datafolha– Jair Bolsonaro, do PSC.

    A reportagem que mais ecoou foi do inglês "Guardian", descrevendo: "Numa noite sombria, pode-se dizer que o ponto mais baixo foi quando Jair Bolsonaro, o deputado de extrema direita do Rio, dedicou seu voto 'sim' a Carlos Brilhante Ustra, o coronel que chefiou a unidade de tortura do DOI-Codi durante a era ditatorial. Rousseff, ex-guerrilheira, estava entre os torturados".

    Sob o título "A insurreição dos hipócritas", a alemã "Der Spiegel" foi pela mesma linha, dizendo que o Congresso mostrou sua "verdadeira cara" e colocou o Brasil em "robusta rota de direita" na votação.

    "A maior parte dos deputados evocou Deus e a família na hora de dar o voto. Bolsonaro até defendeu, com palavras ardentes, um dos piores torturadores da ditadura militar", acrescentou.

    O argentino "Clarín" deu vídeo com a declaração e o enunciado "Bolsonaro votou pelo golpe de 1964 e pelos torturadores de Dilma".

    O econômico "Financial Times" falou não só da menção a Ustra, "chefe da polícia secreta durante a ditadura", mas da cusparada que Bolsonaro recebeu de Jean Wyllys, "um dos poucos integrantes do Congresso abertamente gays".

    A alusão da presidente às "expressões de ódio e intolerância" e a Ustra, durante a entrevista aos correspondentes nesta terça (19), levou Bolsonaro de volta ao noticiário, de agências como a espanhola Efe ao "Guardian" .

    O "Washington Post" já havia destacado, nas manifestações do fim de semana, um jovem com camiseta estampada pela expressão "Bolsonaro presidente" e seu rosto.

    Mas na terça o site da "Americas Quarterly", do "think tank" Americas Society, de Washington, foi além, com uma longa análise intitulada "Jair Bolsonaro: pró tortura, anti gay e futuro presidente do Brasil?".

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024