• Poder

    Friday, 26-Apr-2024 12:44:39 -03

    o impeachment

    Temer chama secretário de Segurança de SP para AGU em eventual governo

    THAIS ARBEX
    DE SÃO PAULO

    20/04/2016 04h00 Erramos: esse conteúdo foi alterado

    Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
    O secretário de Seguranaça de SP, Alexandre de Moraes, durante operação na sede da Gaviões da Fiel
    O secretário de Segurança de SP, Alexandre de Moraes, durante operação na sede da Gaviões da Fiel

    O vice-presidente Michel Temer convidou o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, para assumir o comando da AGU (Advocacia-Geral da União) em seu provável governo.

    Segundo a Folha apurou com interlocutores do peemedebista, o atual secretário do governador Geraldo Alckmin (PSDB) ficaria responsável por fazer a ponte do governo com o STF (Supremo Tribunal Federal) e os demais tribunais de justiça.

    Se aceitar o convite, Moraes terá como primeira missão acompanhar, em nome de Temer, o processo de impeachment de Dilma Rousseff. Sua tarefa será estabelecer uma boa relação com o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, que comandará o processo.

    Temer se tornará presidente interino em maio caso o Senado confirme, por maioria simples, o aval dado no domingo pela Câmara dos Deputados ao impeachment, como hoje parece provável. Haverá então um intervalo de até 180 dias para o julgamento de Dilma pelos senadores, sob a presidência de Lewandowski, que poderá resultar na cassação definitiva da petista.

    MISSÕES

    Caso o processo de afastamento de Dilma seja confirmado e Temer assuma definitivamente a Presidência, Moraes terá a meta de fazer andar a reforma política. Ambos são constitucionalistas e têm boa relação.

    Também caberia a ele, de acordo com o desejo de Temer, articular a atuação conjunta dos ministérios da Justiça e Defesa, com a utilização das Forças Armadas, no combate ao tráfico de armas e drogas.

    COTA PESSOAL

    Não está definido se a eventual nomeação de Moraes significaria participação do PSDB no governo ou se ele iria na cota pessoal de Temer.

    Moraes recebeu o convite na manhã desta terça-feira (19), quando esteve na casa do vice-presidente em São Paulo para um café.

    A Folha apurou que o secretário respondeu que, antes de aceitar o convite, teria de falar com Alckmin.

    Moraes deixou o PMDB em dezembro do ano passado para se filiar ao PSDB. O secretário de Segurança Pública chegou a ser cotado como o possível candidato tucano à Prefeitura de São Paulo.

    No entanto, dois dias antes de abonar a ficha de filiação de Moraes, Alckmin declarou, em jantar com empresários, apoio a João Doria.

    Moraes assumiu a pasta da Segurança Pública em dezembro de 2014, substituindo Fernando Grella.

    Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), foi promotor de Justiça. Entrou no Ministério Público de São Paulo em 1991 como primeiro colocado no concurso, e pediu exoneração antes de assumir cargo no Executivo Estadual, em 2002.

    Também foi membro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) entre 2005 e 2007.

    Na gestão de Gilberto Kassab, hoje no PSD, na prefeitura paulistana, ele ganhou o status de "super-secretário", quando acumulava o cargo de secretário de Transportes e Serviços, além da presidência do Serviço Funerário Municipal, da SPTrans e da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

    Time de temer

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024