• Poder

    Tuesday, 07-May-2024 08:15:10 -03

    MPF-MA denuncia suspeitos de encomendar morte de ambientalista

    MARTHA ALVES
    DE SÃO PAULO

    20/04/2016 07h52

    O MPF (Ministério Público Federal) denunciou dois fazendeiros suspeitos de encomendar a morte de Raimundo dos Santos Rodrigues e sua mulher Maria da Conceição Chaves Lima, ambientalistas e conselheiros da Reserva Biológica do Gurupi, no Maranhão.

    Segundo o MPF, os fazendeiros José Escórcio de Cerqueira e Francisco da Silva Sousa teriam contratado pistoleiros para matar o casal, que denunciava a grilagem e exploração ilegal de madeira no interior da reserva.

    O casal foi atacado por pistoleiros quando retornava de motocicleta à comunidade Rio das Onças, no interior da reserva, onde morava, em agosto de 2015. De acordo com o inquérito policial, os criminosos atiraram várias vezes com intenção de matar.

    O ambientalista tentou se defender com um facão, que foi tomado pelos assassinos, e morreu após receber vários golpes. Maria ficou ferida, mas conseguiu fugir. Ela foi inserida no Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas.

    Para MPF-MA, o assassinato do ambientalista e a tentativa de matar a mulher ocorreram por motivo torpe e vingança. Segundo o órgão, Escórcio e Silva eram donos de terras no interior da reserva e estavam bastante incomodados com a atuação do casal.

    Na denúncia, o MPF pede a a instauração de processo penal com a intimação dos denunciados para interrogatório. Sousa atualmente está foragido e José Escórcio, preso no Complexo Penitenciário de Pedrinhas (MA).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024