• Poder

    Sunday, 28-Apr-2024 13:56:10 -03

    Justiça determina pagamento de aposentados e pensionistas no RJ

    ITALO NOGUEIRA
    DO RIO

    25/04/2016 18h21

    14.abr.2016 - Divulgação
    Servidores ocupam secretária da Fazenda do Rio
    Servidores ocupam Secretaria da Fazenda do Rio

    O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio determinou nesta segunda-feira (25) que o governo estadual deposite os vencimentos de servidores aposentados e pensionistas que ainda não receberam o pagamento referente ao mês de março.

    O recurso era o último em andamento no tribunal contra a decisão de primeira instância que exigia o pagamento, sob pena de arresto das contas do Estado. O bloqueio ainda não tem data para ocorrer.

    Vinte um desembargadores do Órgão Especial votaram contra o Estado, enquanto dois defenderam a revogação da determinação da 10ª Vara de Fazenda Pública, que determinava o bloqueio de R$ 661 milhões para o pagamento de cerca de 143 mil benefícios não quitados.

    O Estado afirmou em nota que vai cumprir a determinação judicial. Disse, contudo, que os recursos a serem usados não pode ser usados, por proibição legal, para pagamento de pessoal.

    "Os recursos a serem arrestados para o pagamento estão depositados em contas específicas, e são provenientes de empréstimos obtidos junto a organismos nacionais e internacionais para financiamento de programas sociais e obras", disse o governo em nota.

    As obras e programas sociais afetados dependem das contas a serem afetadas –a Justiça ainda não havia emitido o mandado de arresto até a publicação desta nota. Entre os investimentos ameaçados estão a construção da linha 4 do metrô, necessária para a Olimpíada em agosto e em atraso.

    O Estado anunciou há duas semanas que o pagamento de aposentados e pensionistas que ganham acima de R$ 2.000 seria adiado até 12 de maio. O Estado alegou "absoluta falta de recursos" para fazer o pagamento no décimo dia útil do mês.

    A Defensoria Pública obteve liminar na 10ª Vara de Fazenda Pública determinando o pagamento dos vencimentos. Mas o Estado recorreu, sem sucesso, tanto em primeira instância quanto ao Órgão Especial.

    A Seplag (Secretaria de Planejamento e Gestão) foi intimada na manhã desta segunda para entregar os dados de todos os servidores aposentados e pensionistas que não receberam seus benefícios. O mandado de arresto do valor, contudo, ainda não foi expedido pelo juiz Felipe Pinelli.

    CRISE

    O Estado tem dificuldades para quitar salários e pensões desde novembro, quando começou a parcelar o pagamento. A crise se deve à queda na arrecadação com royalties em razão da redução do preço de barril de petróleo.

    Esses recursos eram usados para cobrir os gastos com o previdência. Com a redução, o governo passou a usar recursos do Tesouro para pagar aposentados e pensionistas. Este mês, contudo, o Estado afirma que não havia verba suficiente para pagar a todos.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024