• Poder

    Saturday, 27-Apr-2024 09:46:19 -03

    o impeachment

    Ministro da Saúde entrega carta de demissão

    NATÁLIA CANCIAN
    DE BRASÍLIA

    27/04/2016 15h47

    Renato Costa/Folhapress
    BRASILIA, DF, BRASIL, 11/03/2016, Ministro da Saúde participa de mobilização contra ao Aedes aegypti em Brasília (DF). O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, participará, nesta sexta-feira (11), em Brasília (DF), da mobilização envolvendo a rede escolar no combate e prevenção ao Aedes aegypti. A iniciativa, que acontece no Centro Educacional 01, às 11h, marca a Semana Saúde na Escola que acontece em todo o país.Antes, às 9h, o ministro da Saúde participará da ação nacional de combate ao mosquito nos prédios públicos federais. Castro realizará palestra para funcionários da Fiocruz, em Brasília, com orientações sobre prevenção e combate aos criadouros, além de vistoriar as instalações da unidade. (Foto: Renato Costa/Folhapress, PODER)
    O ministro da Saúde Marcelo Castro, que deve entregar sua demissão a Dilma

    O ministro da Saúde, Marcelo Castro, entregou à presidente Dilma Rousseff sua carta de demissão na noite desta quarta-feira (27).

    A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde. O ex-ministro e atual secretário-executivo da pasta, Agenor Álvares, assumirá o cargo interinamente.

    Nos bastidores, a avaliação é que Castro estava se sentindo desconfortável no cargo após a saída de outros ministros do PMDB do governo em meio à crise política. Castro também sofria pressões da direção do partido.

    Deputado federal pelo Piauí, Castro chegou a retornar à Câmara dos Deputados para votar contra o impeachment de Dilma Rousseff, mas voltou a assumir o ministério em seguida, a pedido. Outros ministros do PMDB, como Celso Pansera, da Ciência e Tecnologia, entregaram o cargo –apenas Castro e Kátia Abreu (Agricultura) permaneceram.

    A interlocutores, o ministro dizia que queria terminar alguns compromissos na Saúde, que enfrenta o aumento de casos de zika, dengue e chikungunya no país. A saída foi comunicada ao Palácio do Planalto na noite desta terça-feira, em reunião sobre a nova etapa do programa Mais Médicos.

    Antes de deixar o cargo, Castro participou do lançamento nesta quarta da campanha de vacinação contra a gripe, que se inicia em todo o país neste sábado (30).

    No início do evento, o ministro evitou comentar a saída do cargo, mas brincou com a situação ao cumprimentar a atriz Arlete Salles, que estrela a campanha pela vacinação. "Se eu fosse continuar aqui, te contrataria para todas as campanhas do Ministério", afirmou.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024